Em poucas palavras, sua apólice de automóvel pessoal não oferece proteção, para você ou seus passageiros, se você sofrer um acidente de trânsito enquanto estiver trabalhando para um serviço de carona compartilhada. Tanto o Uber quanto o Lyft fornecem cobertura de seguro a seus motoristas. Mas a cobertura que eles fornecem provavelmente será limitada em valor e só será aplicada depois que você fizer uma reclamação contra seu próprio seguro automóvel. Para garantir que você tenha a proteção de seguro que você e seus passageiros precisam, você terá que comprar um “endosso de carona compartilhada” separado, com um prêmio adicional, de uma companhia de seguros.
As regras podem ser complexas e confusas. Para resolver as coisas, vamos descobrir por que o seguro de carona pode ser um problema. A partir daí, abordaremos as especificidades da cobertura do seguro de carona compartilhada.
A equipe Proteção veicular BH diz o seguinte sobre proteção veicular “Os seguros são serviços realizados pelas seguradoras, ou corretoras de seguro. São empresas privadas de sociedade anônima, ou seja, com fins lucrativos. Já a proteção veicular é realizada por meio de cooperativas sem fins lucrativos com o intuito de trazer o menor custo para seus associados”.
O problema com o seguro viagem compartilhada
Começamos com um pouco de conhecimento sobre apólices e coberturas de seguros de automóveis e como as seguradoras calculam os prêmios. Esse histórico nos ajuda a focar no problema com o seguro de carona compartilhada.
Tipos de seguro automóvel
As apólices de seguro automóvel vêm em duas variedades básicas:
- As apólices de automóveis pessoais cobrem veículos usados para fins pessoais – coisas como levar as crianças para o treino de futebol, levar a família para jantar ou até mesmo ir e voltar do trabalho.
- As apólices de automóveis comerciais (às vezes também chamadas de “comerciais”) cobrem veículos usados para fins comerciais – uma van de entrega, um caminhão de carga ou um automóvel da empresa usado pelos vendedores da empresa são exemplos.
O tipo de seguro auto que você precisa vai depender, então, de como você usa seu veículo. Como veremos, se você estiver dirigindo para Uber ou Lyft, sua apólice de automóvel pessoal não o protegerá.
Coberturas de seguro automóvel
Sua companhia de seguros auto oferece uma ampla gama de coberturas de seguro. Se você dirige para uma empresa de compartilhamento de viagens, no mínimo, certifique-se de ter esses tipos de cobertura suficientes :
- cobertura de responsabilidade
- cobertura abrangente e de colisão
- cobertura de motorista sem seguro e com seguro insuficiente
- cobertura de proteção contra danos pessoais (se você mora em um estado chamado “sem culpa”) e
- cobertura de pagamentos médicos.
Vamos dar uma olhada em cada um. Se isso não acontecer, você vai querer considerar a compra de um automóvel seguro comercial, embora muitos motoristas de meio período não sejam financeiramente viáveis.
Cobertura de responsabilidade
A cobertura de responsabilidade cuida de lesões corporais e danos materiais sofridos por terceiros se você for um motorista culpado em um acidente de carro. Por exemplo, digamos que você ultrapasse o sinal vermelho e acerte outro carro, causando ferimentos ao outro motorista e danificando o carro dele. A cobertura de responsabilidade pagará por lesões corporais e danos materiais do outro motorista, até o limite de sua cobertura e sujeito à sua franquia. A cobertura de responsabilidade é um tipo de seguro de “terceiros”, o que significa que cobrirá as reivindicações de danos corporais e materiais de terceiros, mas não cobrirá suas próprias perdas.
Colisão e Cobertura Abrangente
A cobertura de colisão reparará ou substituirá seu carro se ele for danificado em um acidente, independentemente de quem seja o culpado. Cobertura abrangente cobrirá sua perda se seu carro for danificado por algo que não seja um acidente, como um incêndio, uma tempestade de granizo ou vandalismo. A cobertura, mais uma vez, está sujeita ao limite de sua apólice e sua franquia. Normalmente, essas coberturas pagarão o custo real do reparo do seu carro ou, se o seu carro for uma perda total, o valor real em dinheiro do seu carro.
Cobertura para motoristas não segurados e não segurados
Como os nomes sugerem, as coberturas de motorista sem seguro (UM) e motorista com seguro insuficiente (UIM) protegem você se você sofrer um acidente com um motorista sem seguro ou com seguro insuficiente. As coberturas UM e UIM cuidarão de você e de todos os passageiros em seu carro, cobrindo suas reivindicações de lesões corporais até os limites de sua cobertura. A maioria das pessoas possui coberturas UM e UIM em valores iguais aos seus limites de cobertura de responsabilidade, descritos acima.
Cobertura de Proteção de Lesões Pessoais
Se você mora em um estado ” sem culpa “, sua lei estadual provavelmente exige que você tenha cobertura de proteção contra danos pessoais (PIP). No jargão do seguro, a cobertura do PIP é um seguro “primário”, o que significa que você – o segurado segurado – pode solicitar os benefícios do PIP. Esta cobertura cuida de certas perdas econômicas, como contas médicas até o limite de cobertura, independentemente de quem foi o culpado em um acidente. A cobertura PIP também é oferecida em alguns estados sem falhas.
No final, se você deseja começar a dirigir para o Uber, sua melhor aposta é direta com sua companhia de seguros sobre o fato de que você estará “conduzindo por aluguel”, descubra se você precisa de seguro comercial e descubra se você precisa de uma carteira de motorista comercial.
Cobertura de pagamentos médicos
Aqui também, o nome meio que diz tudo. A cobertura de pagamentos médicos (pagamento médico) paga as contas médicas de qualquer pessoa em seu carro que se machucou em um acidente. Como a cobertura do PIP, o pagamento médico é um seguro de primeira parte. O pagamento não depende de quem foi o culpado; se você for um motorista culpado, sua cobertura de pagamentos médicos pagará suas contas médicas, até o limite de cobertura. Se você tiver um seguro de saúde separado , talvez queira uma cobertura de pagamento médico para cuidar de sua franquia. Se você não tiver uma apólice de saúde separada, o pagamento de medicamentos é uma forma relativamente barata de cobertura de seguro de saúde para lesões em acidentes de carro.
Como as seguradoras calculam os prêmios
Quando você compra um seguro de carro e a empresa emite uma apólice de automóvel, a empresa define seus prêmios com base no risco que você representa – incluindo a probabilidade de você se envolver em um acidente coberto que gerará uma reclamação (por você ou outra pessoa ). Quanto maior o risco, maior o seu prêmio. O risco de uma reclamação é muito menor quando seu carro é usado para condução pessoal, em vez de ser usado para fins comerciais.
Isso faz sentido se você pensar sobre isso. Quando você usa seu carro para fins comerciais, o número de quilômetros que você dirige aumenta. Mais milhas significa um risco maior de você se envolver em um acidente. O aumento dos acidentes traduz-se em aumento dos custos de sinistros para a companhia de seguros, que a empresa repassa para você na forma de prêmios mais altos.
Para encurtar a história, as apólices de automóveis de negócios custam mais do que as apólices de automóveis pessoais.
Qual é o problema com o seguro Rideshare?
As empresas de transporte compartilhado e seus motoristas enfrentam um problema quando se trata de seguro auto. Primeiro, as apólices de automóveis pessoais excluem especificamente a cobertura quando você dirige para fins comerciais, e as seguradoras consideram dirigir para Uber ou Lyft como uso comercial.
Em segundo lugar, a maioria dos motoristas de caronas compartilhadas não possui políticas de automóveis comerciais. Em vez disso, eles têm políticas de automóveis pessoais variadas. Os motoristas de viagens compartilhadas não querem ficar sobrecarregados com prêmios de automóveis corporativos de alto custo. Ao mesmo tempo, a maioria não está disposta a arriscar um desastre financeiro dirigindo para Uber ou Lyft sem cobertura de seguro adequada.
Resolvendo o problema com o seguro viagem compartilhada
A Uber e a Lyft resolveram o problema do seguro trabalhando em conjunto com as seguradoras para oferecer um esquema de cobertura de seguro de dois níveis. As empresas de transporte compartilhado fornecem alguma proteção de seguro para os motoristas que estão trabalhando, mas os motoristas também devem comprar um tipo especial de seguro chamado ” endosso de transporte compartilhado ” para garantir que tenham a cobertura de que precisam. Entraremos nos detalhes da cobertura abaixo. Antes, porém, uma palavra sobre o seu seguro automóvel pessoal.
Minha Apólice Automática Pessoal Fornece Alguma Proteção?
Em uma palavra: Não. Se tudo o que você tem é uma apólice de automóvel pessoal sem endosso de compartilhamento de viagens, essa política não oferece proteção quando você estiver dirigindo para Uber ou Lyft. Se você causar um acidente enquanto estiver “no aplicativo” (o que significa que você abriu o aplicativo e está conectado), então, dependendo de quando o acidente acontecer, você pode ficar sem seguro ou, pior ainda, completamente sem seguro para alguns tipos de perdas.
Mas há ainda mais más notícias. Se você não divulgou à sua seguradora de automóveis que também usa seu carro para dirigir para uma empresa de compartilhamento de viagens, a seguradora provavelmente cancelará ou se recusará a renovar sua apólice de automóvel pessoal. Quando sua apólice de automóvel pessoal foi emitida, você prometeu à companhia de seguros que seu carro seria usado apenas para fins pessoais, não comerciais. A companhia de seguros definiu o prêmio da sua apólice com base nessa promessa. Dirigir para Uber ou Lyft viola os termos de sua política. Em termos legais, você está em “ violação ” do seu contrato de seguro, o que dá à seguradora o direito de cancelar (ou recusar-se a renovar) sua apólice.
Aqui está o que você precisa saber: Se você dirige para Uber ou Lyft, você deve informar sua companhia de seguros. Se a sua seguradora oferece cobertura de endosso de carona compartilhada (as principais companhias de seguros oferecem), você pode comprar a cobertura de que precisa. Se sua companhia de seguros não oferecer cobertura de endosso de carona, você terá que procurar proteção em outro lugar.
Os motoristas de carona também devem ter seguro de carona. Essa pode vir a ser um fim de meio de um automóvel introduzido por meio de seu automóvel de fabricação pessoal separado. Ficou com duvidas? Acesse https://www.bhprotecaoveicular.com.br e tire todas as suas duvidas.
Fonte: https://www.bhprotecaoveicular.com.br/qual-a-diferenca-entre-protecao-veicular-e-seguro-auto