Contabilidade: o que é e para que serve?
Dizem por aí que o contabilista é alguém que resolve complicações que ninguém imaginava ter, de uma forma que ninguém acha.
Será que essa profissão é tão misteriosa dessa maneira inclusive? Pode ser que, para quem vê de fora, o trabalho executado por um contabilista seja inclusive uma incógnita, porém ninguém duvida de uma coisa: ele é primordial para acomodar as finanças e as responsabilidades ficais de uma empresa.
Só de olharmos a descrição no dicionário do que significa “ contabilidade ” já dá para perceber análogo importância: área cientí encontra-se que, teórica ou prática, estuda os métodos e técnicas usados para acreditar e gravar a movimentação financeira de uma assinatura, acompanhador, empresa (Dicionário Na internet de Português).
Embora de aguentar com números e movimentação financeira, o trabalho de um contabilista está afastado de se abreviar a isto. Ele é parte essencial da gestão de companhias, uma vez que pode ajudar para as tomadas de decisão estratégicas do administrador.
O que faz um contabilista e um escritório de contabilidade?
Não é à toa que a presença de um contabilista deixou de ser um privilégio de uma minoria das companhias e passou a passar a ter cada vez mais importância.
Uma empresa que tem uma estrutura contábil efetivo se destaca dentre as outras e possui mais chances de crescer e se preservar no mercado. Porém por que a contabilidade é tão fundamental dessa maneira?
Para agir a essa dúvida, é necessário listar tudo o que um contabilista pode realizar dentro de uma empresa. São cinco verbos principais que resumem as atribuições deste profissional:
Gravar: tudo de uma empresa que diz respeito a princípios monetários;
Acomodar: um sistema de controle que rápido em consideração as peculiaridades da empresa;
Demonstrar: com base no que foi sistematizado antecedente mente, a situação patrimonial, econômica e financeira da empresa;
Aferir: todos os demonstrativos e relatórios contábeis para apurar os resultados abiscoitados; e
Acompanhar: a execução dos planos econômicos da empresa, levando em consideração as despesas com pagamentos e também os princípios que ser ão recebidos de terceiros, além de adivinhar possíveis complicações.
Perante disso, encontra-se clara a importância de uma contabilidade bem-feita para que os gestores de uma empresa possam ter um entendimento perfeito dos acervo (ativos) e obrigações (passivos) de seu negócio e possa ingerir decisões mais assertivas em relação a ele. Além disso, o acometedor pode montar com seu contabilista para permitir ajuda a essas decisões, como um consultor.
O contabilista é alegoria alicerce em distintos momentos pelos quais a empresa passa, a partir de a aberta até os períodos de expansão e estabilidade.
No momento em que acometedor resolve abrir uma empresa, por adágio, ele necessita estar a par de do enquadramento tributário e forma de agremiação, além de julgar estratégias para coarctar os encargos tributários e os riscas associados ao negócio.
Com a empresa já fabricada e acertada, o contabilista passa a aferir o performance dos negócios, moderar os impostos, aperfeiçoar e cumprir o planejamento tributário.
Aliás, uma das principais preocupações de um contabilista é em relação ao cofre. Garantir a assiduidade fiscal, acompanhando as constantes mudanças na legislação, é essencial para preservar a empresa em bom desempenho.
Resumidamente, a presença de um contabilista na empresa possui duas finalidades principais: controle e planejamento. A primeira diz respeito ao auditoria dos relatórios contábeis, que permite afirmar se a empresa está trabalhando em aceitação com a legislação atual e com as condutas determinadas.
Já o planejamento está alusivo à capacidade de as decisões sobre as ações futuras serem baseadas nos planos orçamentários, que são essenciais para um planejamento empresarial efetivo.
Áreas de atuação do contabilista
A contabilidade é um campo muito aberto e o profissional pode se caracterizar em distintos áreas, de acordo com seus afazeres e afinidades.
Os empreendedores também são capazes de adotar o contabilista com distintos especialidades, a partir das ações da empresa. Ou, então, admitir um escritório que tem profissionais com distintos qualificações para atende-lo à indicador que as ações vão surgindo.
De forma maior parte, podemos afastar as áreas da contabilidade da posterior maneira:
Acompanhamento: uma das principais áreas da contabilidade, a acompanhamento é responsável pela análise de documentos, registros e livros para afirmar se as transações financeiras registradas estão corretas e não contem equívocos que possam complicar a empresa.
Perícia contábil: o auditor contabilista pode ser acertado de modo direto pelas companhias ou apontado por um juiz para aperfeiçoar laudos sobre questões contábeis de organizações com prováveis complicações financeiros, ocasionados por equívocos na administração.
Análise financeira e econômica: a partir de relatórios contábeis, o contabilista demonstra e avalia a situação patrimonial de uma empresa. Com isto, levanta informações necessários, que são repassadas ao empresário e o ajudam no planejamento e nas decisões referentes ao negócio e aos investimentos.
Ajuda contábil: o contabilista interpreta e avalia toda a cotidiano contábil de uma empresa para abrolhar aspectos que são capazes de ajudar para com a gestão financeira do negócio. Dessa maneira como na análise financeira, a ajuda pode estimular os processos de decisão do administrador.
Contabilidade civil: possui como propósito avaliar o impacto das atividades da empresa na agremiação. É uma área da contabilidade preocupada não apenas com os recursos econômicos, porém também com os recursos humanos, agrupando aspectos que vão do civil ao ambiental, passando pelo ético.
Exigências legais
Apostar no Brasil não é missão fácil. O acometedor possui que aguentar com uma série de burocracias. E sem um orientação apropriado, o empresário pode acabar se confundindo com amalucado legislação e cargas tributárias e levando a empresa à falência.
Várias vezes o administrador não toma as decisões certas por falta de entendimento da situação financeira maior parte da empresa. Por isto, um contabilista é uma peça alicerce.
Também há várias controvérsias sobre a exigência legal de um contabilista em micro e pequenas companhias. Há quem artista a arbítrio e afirme que não há obrigatoriedade e mais que que entendem que há a exigência para todas as companhias, com exceção do Microempreendedor Característico (MEI).
Havendo ou não obrigação legal, qualquer empresa deveria se afligir em admitir um contabilista ou uma empresa de contabilidade para correr pouco riscas nos negócios. Contabilidade BH