Live Streaming vs. Live Broadcasting

Hoje, consideramos que o mundo está encolhendo à medida que vemos a facilidade com que a comunicação ocorre além das fronteiras colocadas por grandes distâncias, diferentes etnias e vários status socioeconômicos. Dentre os muitos meios de comunicação de massa que tornaram isso possível, a mídia digital desempenhou um papel importante nos últimos anos.

O advento da Internet e a onda subsequente de métodos online de dispersão de informações impactaram o mundo de maneiras que estão além da compreensão. Portanto, não é realmente surpreendente o quão rápido a transmissão ao vivo se tornou a escolha preferida de comunicação pessoal e profissional quando a ocasião o exigir. Empreendimento ou eventos educacionais, reuniões de negócios, conferência, lançamentos de produtos, eventos privados e tarefas diversas são auxiliados pela utilização das melhores soluções de live streaming disponíveis.

Na verdade, o uso de streaming ao vivo se tornou tão familiar e facilmente acessível em nossa vida diária que a própria palavra se tornou um termo guarda-chuva no jargão cotidiano das pessoas em todo o mundo. Assistir a qualquer vídeo ao vivo é considerado ‘transmissão ao vivo’, apesar de algumas diferenças distintas entre os processos. Até mesmo os vídeos de transmissão ao vivo começaram a se enquadrar no que as pessoas genericamente descrevem como vídeos de transmissão ao vivo. Embora ambos sejam muito semelhantes no fato de funcionarem em tempo real, eles também são muito diferentes. Vamos expandir isso para entender melhor os dois.

Fonte: Reprodução: Pinterest

Live Broadcast

O termo Live Broadcast define quantos espectadores podem assistir ao mesmo vídeo ao vivo ao mesmo tempo. O trabalho técnico por trás disso mostra um único sinal sendo recebido por muitos receptores simultaneamente. Os dispositivos recebem esses sinais de transmissão quase na velocidade da luz. Uma vez que a frequência do sinal de transmissão está definida, muitos receptores podem sintonizar nele. Você vê esse fenômeno regularmente no rádio e na televisão. Enquanto em ambos os casos, o uso de energia e com frequência suficiente, uma antena externa é usada; este não é o caso com todos os dispositivos que recebem sinais de transmissão.

Hoje, esses métodos analógicos de obtenção de sinal podem ser substituídos por métodos de transmissão digital. Na verdade, muitos países ao redor do mundo proibiram o uso da transmissão analógica. Portanto, se você estiver assistindo a uma partida ou programa ao vivo na TV, pode estar consumindo conteúdo visual em tempo real, mas não está realmente transmitindo ao vivo.

Live Streaming

Ao contrário da  live broadcasting, a  live streaming funciona em uma base um-para-um, onde diferentes sinais são enviados para diferentes receptores simultaneamente. Aquele que hospeda o stream envia sinais separados para vários dispositivos, independentemente do fato de os espectadores estarem sintonizados para assistir ao vídeo ao vivo ao mesmo tempo. Existem várias plataformas de streaming ao vivo, incluindo sites de mídia social e sites privados. Se diferentes pessoas assistem ao mesmo vídeo ao vivo do Youtube, por exemplo, todas elas o assistem por caminhos diferentes determinados pelos vários pacotes do mesmo quadro e pelos diferentes dispositivos usados. As muitas variáveis ​​diferentes envolvidas na conclusão desta tarefa são muito importantes.

Principais diferenças entre Live Broadcast e  live streaming

Embora ambos tenham o mesmo propósito de comunicar informações ao vivo e em tempo real, existem diferenças intrínsecas entre esses dois processos. 

Alcance

Em termos de quantidade de público que cobrem, a live broadcasting tem mais audiência por ser uma tecnologia mais antiga do que a live streaming. Ao longo dos anos, a transmissão construiu um formato estável de quem assiste o quê. Por exemplo, mesmo que você possa transmitir partidas de críquete ao vivo, você gostaria de assistir à transmissão ao vivo na TV em vez de transmiti-la.

Engajamento

Apesar de ter um público maior, a live broadcasting definitivamente fica para trás no engajamento. A principal razão para o mesmo é que a transmissão é uma comunicação unilateral com uma audiência passiva. Por outro lado, os canais de transmissão ao vivo são interativos e estimulam o engajamento e o feedback.

Viabilidade

Financeiramente falando, a live streaming é muito mais barata do que a live broadcasting. Este último requer equipamento caro para chegar aos espectadores, enquanto os vídeos transmitidos ao vivo chegam facilmente a qualquer lugar. 

Restrições

Vídeos com transmissão ao vivo sofrem menos restrições em comparação com uma transmissão ao vivo. Os regulamentos de um país e de sua mídia se aplicam muito mais à transmissão do que a qualquer vídeo. 

Existem muitas outras diferenças em como ambos funcionam e como são percebidos pelas massas que os testemunham. Devido à sua qualidade bidirecional, os serviços de streaming de vídeo ao vivo são preferidos para causar um impacto emocional e construir uma conexão com o público. O exemplo mais proeminente disso é a cultura de marcas que usam influenciadores, bloggers e vloggers para se promoverem. A conexão humana gerada por meio de transmissões ao vivo é uma parte muito eficaz das estratégias de marketing digital hoje. Infelizmente, o mesmo raramente é alcançado pelo uso de vídeos transmitidos ao vivo.

Fonte: Reprodução: Pinterest

Em conclusão

Deixando de lado as semelhanças e diferenças entre os serviços de live broadcasting e os serviços de live streaming vídeo, ambos os setores funcionam na maioria das vezes em paralelo. Às vezes, as marcas maiores também utilizam os dois juntos em combinações diferentes em favor de suas agendas de publicidade e marketing. Esteja você procurando as melhores soluções de transmissão ao vivo ou serviços de transmissão, mantenha os pontos mencionados acima em mente para tomar as decisões corretas no caminho para atingir seus objetivos.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Streaming_media