O Dictionary.com define marketing como “a ação ou negócio de promover e vender produtos ou serviços, incluindo pesquisa de mercado e publicidade”.
Se você trabalha em uma função de marketing como eu, provavelmente é difícil para você definir marketing, mesmo que você o veja e use todos os dias – o termo marketing é um pouco abrangente e variável para uma definição direta.
O que é marketing?
Marketing refere-se a quaisquer ações que uma empresa realiza para atrair uma audiência para os produtos ou serviços da empresa por meio de mensagens de alta qualidade. O marketing visa fornecer valor autônomo para clientes em potencial e consumidores por meio de conteúdo, com o objetivo de longo prazo de demonstrar o valor do produto, fortalecer a fidelidade à marca e, por fim, aumentar as vendas. Quer saber mais sobre marketing, acesse https://agenciafaz.com.br/
No começo, eu me perguntava por que o marketing era um componente necessário durante o desenvolvimento de produtos, um discurso de vendas ou distribuição no varejo. Mas faz sentido quando você pensa sobre isso – os profissionais de marketing têm o dedo mais firme no pulso de sua persona de consumidor.
O objetivo do marketing é pesquisar e analisar seus consumidores o tempo todo, realizar grupos focais, enviar pesquisas, estudar hábitos de compras online e fazer uma pergunta subjacente: “Onde, quando e como nosso consumidor deseja se comunicar com nossa empresa ?”
Aqui, vamos explorar os propósitos do marketing, juntamente com os tipos de marketing, os 4 Ps do marketing e a diferença entre marketing e publicidade.
Seja você um profissional de marketing experiente que deseja atualizar suas definições ou um iniciante que deseja entender o que é marketing em primeiro lugar, temos tudo o que você precisa.
Objetivo do Marketing
Marketing é o processo de fazer com que as pessoas se interessem pelo produto ou serviço da sua empresa. Isso acontece por meio de pesquisa de mercado, análise e compreensão dos interesses do seu cliente ideal. Marketing refere-se a todos os aspectos de um negócio, incluindo desenvolvimento de produtos, métodos de distribuição, vendas e publicidade.
O marketing moderno começou na década de 1950, quando as pessoas começaram a usar mais do que apenas a mídia impressa para endossar um produto. À medida que a TV – e em breve a internet – entrou nos lares, os profissionais de marketing puderam realizar campanhas inteiras em várias plataformas. E, como você pode esperar, nos últimos 70 anos, os profissionais de marketing tornaram-se cada vez mais importantes para ajustar como uma empresa vende um produto aos consumidores para otimizar o sucesso.
Na verdade, o objetivo fundamental do marketing é atrair consumidores para sua marca por meio de mensagens. Idealmente, essa mensagem será útil e educativa para seu público-alvo, para que você possa converter consumidores em leads. O Blog Agencia Faz detalha outras coisas importantes para o marketing, veja a seguir https://agenciafaz.com.br/blog/
Tipos de Marketing
A localização das suas campanhas de marketing depende inteiramente de onde seus clientes passam o tempo. Cabe a você realizar uma pesquisa de mercado que determine quais tipos de marketing – e qual combinação de ferramentas dentro de cada tipo – é melhor para construir sua marca. Aqui estão vários tipos de marketing que são relevantes hoje, alguns dos quais resistiram ao teste do tempo:
- Marketing na Internet: Inspirado em uma campanha do produto Excedrin que ocorreu online, a própria ideia de estar presente na internet por motivos comerciais é um tipo de marketing por si só.
- Otimização de mecanismos de pesquisa: Abreviado como “SEO”, este é o processo de otimizar o conteúdo de um site para que ele apareça nos resultados dos mecanismos de pesquisa. Ele é usado por profissionais de marketing para atrair pessoas que realizam pesquisas que indicam que estão interessadas em aprender sobre um determinado setor.
- Marketing de blog: os blogs não são mais exclusivos do escritor individual. As marcas agora publicam blogs para escrever sobre seu setor e nutrir o interesse de clientes em potencial que navegam na Internet para obter informações.
- Marketing de mídia social: as empresas podem usar o Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e redes sociais semelhantes para criar impressões em seu público ao longo do tempo.
- Marketing impresso: à medida que jornais e revistas entendem melhor quem assina seu material impresso, as empresas continuam a patrocinar artigos, fotografias e conteúdo semelhante nas publicações que seus clientes estão lendo.
- Marketing de mecanismos de pesquisa: esse tipo de marketing é um pouco diferente do SEO, descrito acima. As empresas agora podem pagar um mecanismo de pesquisa para colocar links em páginas de seu índice que obtêm alta exposição ao seu público. (É um conceito chamado “pay-per-click” – vou mostrar um exemplo disso na próxima seção).
- Marketing de vídeo: Embora antes houvesse apenas comerciais, os profissionais de marketing agora investem dinheiro na criação e publicação de todos os tipos de vídeos que divertem e educam seus principais clientes.

Marketing e publicidade
Se o marketing é uma roda, a publicidade é uma fala dessa roda.
Marketing envolve desenvolvimento de produtos, pesquisa de mercado, distribuição de produtos, estratégia de vendas, relações públicas e suporte ao cliente. O marketing é necessário em todas as etapas da jornada de vendas de uma empresa e pode usar várias plataformas, canais de mídia social e equipes dentro de sua organização para identificar seu público, comunicar-se com ele, amplificar sua voz e criar fidelidade à marca ao longo do tempo.
Por outro lado, a publicidade é apenas um componente do marketing. É um esforço estratégico, geralmente pago, para divulgar um produto ou serviço como parte dos objetivos mais holísticos descritos acima. Simplificando, não é o único método usado pelos profissionais de marketing para vender um produto.
Aqui está um exemplo:
Digamos que uma empresa esteja lançando um produto totalmente novo e queira criar uma campanha que promova esse produto para sua base de clientes. Os canais de escolha desta empresa são Facebook, Instagram, Google e o site da empresa. Ele usa todos esses espaços para apoiar suas várias campanhas a cada trimestre e gerar leads por meio dessas campanhas.
Para transmitir o lançamento de seu novo produto, ela publica um guia de produto para download em seu site, publica um vídeo no Instagram demonstrando seu novo produto e investe em uma série de resultados de pesquisa patrocinados no Google direcionando o tráfego para uma nova página de produto em seu site.
Agora, quais das decisões acima foram marketing e quais foram publicidade?
A publicidade ocorreu no Instagram e no Google . O Instagram geralmente não é um canal de publicidade, mas quando usado para branding, você pode desenvolver uma base de seguidores preparada para um anúncio de produto suave de vez em quando. O Google foi definitivamente usado para publicidade neste exemplo; a empresa pagou por espaço no Google – um programa conhecido como pay-per-click (PPC) – para direcionar o tráfego para uma página específica focada em seu produto. Um anúncio online clássico.
Onde ocorreu a comercialização? Esta foi uma pergunta um pouco complicada, pois o marketing foi todo o processo. Ao alinhar o Instagram, o Google e seu próprio site em torno de uma iniciativa focada no cliente, a empresa realizou uma campanha de marketing em três partes que identificou seu público, criou uma mensagem para esse público e a transmitiu em todo o setor para maximizar seu impacto.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing