O Que Fazer para Aparecer no Instagram

Entrar na página Explorar do Instagram é o equivalente da mídia social ao ouro: quando isso acontece, a vida fica mais fácil. Também é como encontrar ouro, pois não há maneiras garantidas de fazer isso acontecer. Mas, com algum trabalho árduo, estratégia perspicaz e perseverança, suas chances de sucesso aumentam.

(Dito isso, entrar na página do Instagram Explore não é como encontrar ouro, pois você não consegue montar seu fiel pônei nu e rindo pelas ruas de São Francisco.)Agencia de Marketing BH

Neste artigo, descreveremos o que, o porquê e como da sua jornada para a Easy Street (também conhecida como a coisa mais próxima de alcance e engajamento livres que uma marca do Instagram pode obter).

O que é a página de Exploração do Instagram?

A página do Instagram Explore é composta de fotos, vídeos, histórias e, é claro, produtos, personalizados para cada usuário com base nas “pessoas que você segue ou nas postagens que você gosta”, de acordo com o Instagram .

Em outras palavras, é um rol interminável de contas que você pode querer seguir, postagens que você pode gostar e produtos que você pode querer comprar.

Mais da metade dos usuários do Instagram consulta a página Explorar todos os meses. (São cerca de 500 milhões de pessoas, de acordo com as últimas estatísticas do Instagram .) Então, o que exatamente o feed mostra às pessoas? Isso é decidido pelo algoritmo do Instagram , que considera coisas como:

  • Postagens que as pessoas que você segue gostaram
  • Postagens com alto envolvimento
  • Contas semelhantes às que você já segue

Em maio de 2019, o Instagram revisou a página Explorar para facilitar aos usuários a mergulhar profundamente em seus interesses de nicho. Especificamente, a plataforma queria ajudar as pessoas a descobrir o que estavam procurando e do que mais gostavam, mais facilmente.

A maior mudança é uma barra de navegação na parte superior da tela, que apresenta atalhos de filtro, além das próximas grandes apostas do Instagram na experiência do usuário: IGTV e Shopping.

Vamos dar uma olhada em cada um desses canais.

  • IGTV é um feed personalizado de vídeos de formato longo (ou seja, mais de um minuto). O algoritmo incluirá criadores que você já segue, mas também pensa que deve seguir.
  • A loja é um feed personalizado de postagens que podem ser compradas nas contas da marca. Há também uma guia conveniente da lista de desejos no canto superior direito (o ícone da faixa de opções). Além disso (o ícone da loja), há uma lista de contas de marca que você segue – juntamente com algumas sugestões pertinentes sobre as que você pode querer seguir.
  • Os canais de tópicos são feeds personalizados, orientados ao assunto. Por exemplo: natureza, viagens, moda, alimentação, casa, beleza, ciência e tecnologia, etc. Dito isso, o algoritmo é melhor para preencher alguns tópicos do que outros.
  • As histórias ainda estão sendo lançadas no Explore, portanto, nem todas as contas as verão ainda. (É claro que você pode procurá-las.) Mas aqueles que têm acesso verão histórias de reprodução automática em sua grade do Explore. Depois de tocar na história, o algoritmo indicará histórias semelhantes para fornecer a você um conjunto interminável de novos conteúdos, tudo por contas que você não segue e que nunca veria.

Benefícios de acessar a página Explorar Instagram

Isso é simples: colocar uma postagem na página de Exploração do Instagram significa que mais pessoas verão seu conteúdo. Consequentemente, os benefícios podem ou não incluir:

  • Um pico de engajamento na postagem ou na história que chegou ao Explore, à medida que seu conteúdo é divulgado para um público maior do que seus seguidores;
  • Um aumento nos novos seguidores (aqueles que gostam da sua postagem o suficiente para conferir seu perfil e ficam impressionados com sua incrível biografia, capas de destaque etc.);
  • Aumento residual do engajamento daqui para frente (daqueles novos seguidores);
  • Mais conversões (se você tiver a frase de chamariz correta pronta para todos aqueles olhos novos).

Convencido? Vamos dar uma olhada em como fazer isso acontecer.

Como acessar a página Explorar Instagram: 7 dicas

1. Publique quando seus seguidores estiverem procurando

Esta é a nossa dica número um, porque é a vitória mais fácil. O algoritmo do Instagram prioriza a pontualidade (também conhecida como recente), o que significa que, se sua postagem for nova, ela será mostrada a mais de seus seguidores. E conquistar um alto envolvimento com seus próprios seguidores é o primeiro passo para conseguir um lugar na página Explorar.

Confira nossa análise do melhor momento para postar no Instagram para o seu setor, dê uma olhada nas suas análises ou use o compositor de post da Hootsuite para descobrir quando seu público está online.

Dica profissional : se seu público estiver on-line quando você não estiver, um agendador do Instagram é realmente sua melhor aposta.

2. Aprenda com as postagens de alto desempenho que você vê na página Explorar

Se você já está seguindo contas que são relevantes para seu setor e seu público, sua própria página de Exploração deve ter muitas informações sobre o que o algoritmo está percebendo. E do que seu público potencial gosta.

Porque, mesmo que o Instagram não esteja mais mostrando contagens iguais , você ainda pode ter uma noção do que está funcionando para outras marcas apenas vendo o que o algoritmo promove. Em outras palavras: se uma postagem aparecer na sua página Explorar que não tem absolutamente nada a ver com seus interesses, você provavelmente pode apostar que ela tem um envolvimento matador.

Então vá em frente e faça um reconhecimento discreto – ou uma escuta social de alto tom – para dividir temas, estética, formatos e proposições de valor das postagens que você deseja publicar.

3. Preste atenção às análises

Dê uma olhada no que você está fazendo e que já está em ressonância com seu público. Você pode achar que eles gostam mais dos seus bumerangues do que dos seus carrosséis ou que gostam mais das suas piadas do que das citações inspiradoras.

Se você conseguir que seu próprio público toque nos corações e deixe comentários de forma consistente, o envolvimento deles ajudará a impulsioná-lo para a página Explorar.

Dica profissional 1 : use a ferramenta de desempenho de post do Hootsuite para identificar suas postagens com melhor desempenho e ajuste sua estratégia de acordo.

Dica profissional 2 : se você tem um perfil comercial no Instagram , pode verificar sua análise nativa para ver se suas maiores postagens já chegaram à página Explorar. Toque no botão azul de informações da vista abaixo da sua postagem preciosa e deslize para cima para verificar de onde todas as suas impressões vieram.

4. Publique histórias visualmente atraentes que sejam representativas da sua marca

Nem todo mundo está vendo o Stories no Explore ainda, mas podemos imaginar que ele será lançado rapidamente. Você deseja otimizar suas histórias para descoberta. Mas como?

De acordo com a entrevista do Tech Crunch com Will Ruben, líder de produto para descoberta no Instagram, o algoritmo do Instagram tem algumas preferências específicas quando se trata de publicar histórias na página Explorar.

O potencial “interesse” de um usuário (também conhecido como Histórias semelhantes às contas já seguidas) é o sinal de classificação mais importante. Mas o algoritmo também prioriza o seguinte:

  • Vídeos (eles tendem a receber mais atenção porque são reproduzidos automaticamente no Explore, mas uma boa foto é melhor do que um vídeo medíocre)
  • Histórias altamente visuais (que não têm muito texto)
  • Histórias semelhantes / representativas do conteúdo usual da sua conta

Enquanto isso, quais são algumas das táticas que tornarão menos provável uma história aparecer no Explore?

  • Publicações de outros usuários

5. Tente vídeo de formato longo, também conhecido como IGTV

Vejamos os fatos:

  1. A IGTV possui seu próprio espaço dedicado no Explore. (O botão está preso ao topo!)
  2. O IGTV foi ridicularizado por ter um primeiro ano sem brilho devido à falta de adesão dos criadores de conteúdo.
  3. Eu não sei sobre o seu canal IGTV, mas o meu está cheio de … hum, a palavra legal para isso é ‘clickbait’.

O Instagram está pressionando o IGTV, mas até agora o vídeo de formato longo não tem sido tão popular quanto o Stories. Parece uma oportunidade para uma marca criativa aproveitar toda a força do algoritmo, sim?

Experimente uma estratégia IGTV para capitalizar neste canal mal servido. (Temos certeza que sim.)

6. Destaque suas postagens para compras

O canal do Shopping é semelhante ao IGTV, pois o Instagram está promovendo muito no Explore. É claro que é muito mais popular que o IGTV, porque qual marca B2C, em sã consciência, não está usando postagens para compra?

Com esse tipo de saturação do mercado, as postagens de seu produto precisam ser perfeitas e atraentes para chegar à página Explorar. Leia nosso guia completo para o Instagram Shopping .