A ideia de realizar a manutenção, mesmo uma tarefa relativamente simples, como uma mudança de óleo, pode parecer assustadora, se não absolutamente impossível. No entanto, mudar seu próprio óleo pode ser mais conveniente e menos caro do que levar seu veículo para uma loja de lubrificantes expresso local. Vamos mostrar-lhe como fazê-lo corretamente, com segurança e de forma acessível nos seguintes clipes de vídeo curtos. Você pode até encontrar trabalho em seu carro é divertido – assim como nós.
Jack It Up, Abra-o
Primeiro, você vai querer levantar o carro alto o suficiente para dar-se espaço para trabalhar sob ele. Se você usar uma talha, rampas ou suportes de macaco, certifique-se de estar absolutamente seguro. Nunca trabalhe sob um carro que é retido apenas por um macaco de chão. Levantamos nosso veículo sujeito na garagem de teste de carro e motorista, para que você pudesse ver o que estávamos fazendo. A maioria dos carros modernos é equipada com uma bandeja de plástico para melhorar a aerodinâmica e proteger componentes vitais na parte inferior do motor. Para acessar a panela de óleo e o filtro de óleo no TSX, a tampa precisa ser removida; a maioria das bandejas são mantidas com uma mistura de parafusos, parafusos ou clipes de plástico que podem ser desapertados com ferramentas básicas para as mãos. Antes do passo dois, certifique-se de examinar a área para vazamentos de óleo. Se algum for encontrado, considere ter seu veículo inspecionado por um mecânico.
Desligue-o, drena-lo
Situar seu recipiente de óleo – balde de cinco galões, panela de drenagem de óleo (disponível em uma loja de autopeças), reservatório de petróleo ou qualquer outro recipiente de retenção de líquidos considerável – de tal forma que o óleo vai drenar para ele sem ficar por todo o chão ou fazer uma bagunça. Lembre-se, haverá muito petróleo: a maioria dos carros tem pelo menos um galão em seu cárter, e alguns muito mais. Remova o plugue de drenagem soltando-o (no sentido horário) com a chave adequada e desaparafusando-o. Segure o plugue de drenagem enquanto você o remove; o óleo começará a derramar enquanto você o afasta da panela de óleo. Deixe o motor drenar por cinco minutos ou até que o fluxo de óleo tenha diminuído para um gotejamento.
Com o filtro antigo
Encontre o filtro de óleo. É o componente cilíndrico do tamanho de softball aparafusado no motor (embora alguns motores tenham uma caixa na qual você coloque um cartucho de filtro). Usando sua mão ou uma chave de filtro de óleo (você provavelmente precisará do último), solte o filtro de óleo (virar no sentido anti-horário) o suficiente para que o óleo comece a sair do topo e escorrer para o seu receptáculo. Aguarde até que o fluxo diminua e termine de remover o filtro. Antes de instalar seu novo filtro, certifique-se de verificar se a velha junta de filtro de óleo – um O-ring fino de borracha – não foi deixada para trás. Isso é particularmente importante; se a junta antiga não for removida, o novo filtro não sela corretamente, o que normalmente termina com todo o seu novo óleo fresco vazando no chão minutos após a inicialização, potencialmente privando o motor do petróleo e levando à catástrofe. É uma boa prática limpar todas as superfícies cobertas de óleo antes de substituir o plugue de drenagem e o filtro de óleo.
Escorra Plug in, filtro
Substitua o plugue de drenagem e aperte-o até que esteja confortável, mas não muito: o excesso de aperfeiçoamento pode causar danos à panela de óleo e à ficha de drenagem. Coloque algum esforço para apertar, mas não toda a sua força. Alguns fabricantes têm uma especificação de torque que você pode seguir, usando uma chave de torque. Em qualquer caso, não tente arrancar a cabeça do plugue de drenagem. Certos veículos usam uma lavadora atrás do plugue de drenagem que deve ser substituída quando você reinstalar o plugue (verifique o manual do proprietário para ver se essa lavadora precisa ser substituída). Em seguida, pegue seu novo filtro de óleo e aplique um revestimento leve de óleo (de um dab na extremidade do dedo) ao redor da junta de borracha na parte superior do filtro. Isso ajudará a criar um selo adequado à medida que você aperta o filtro. A mesma regra se aplica ao instalar o filtro: não escorregue com muita força, mas sim transformá-lo até que esteja “apertado” e, em seguida, apenas um pouco mais, por isso é confortável.
Encha-se com óleo
Depois de ter substituído o filtro de óleo e o plugue de drenagem, reinstale sua fingreia e abaixe o carro de volta ao chão. Abra o capô e remova a tampa de óleo, que deve ter um símbolo de óleo. Usando um funil, encha o motor com o volume indicado do fabricante de óleo.
Verifique o nível de óleo, verifique se há vazamentos
Finalmente, depois de esperar alguns minutos para o óleo se instalar na panela, use a vareta para verificar se o óleo está no nível adequado. Verificar o óleo é simples: Puxe a vareta de seu tubo, limpe todo o óleo com uma toalha de papel, reinserte a vareta, remova a vareta e confirme que o óleo está alinhado com a marcação completa na ponta da vareta. Finalmente, inicie o veículo e deixe-o ocioso e aquecer; verifique se há vazamentos sob o veículo e ao redor do filtro de óleo.
FAQ
1. Qual a frequência ideal para trocar o óleo do meu carro?
A frequência ideal para trocar o óleo do seu carro depende de diversos fatores, como o modelo do carro, o tipo de óleo utilizado e as condições de uso. Consulte o manual do seu veículo para obter a recomendação específica do fabricante. Em geral, a troca é recomendada a cada 5.000 a 10.000 km rodados, ou a cada 6 meses, o que ocorrer primeiro.
2. Quais são os sinais de que o óleo do meu carro precisa ser trocado?
- Cor escura ou marrom do óleo
- Nível baixo de óleo no cárter
- Viscosidade aumentada do óleo
- Presença de impurezas no óleo
- Ruídos estranhos no motor
- Aumento do consumo de combustível
- Dificuldade na partida do motor
- Emissão de gases escuros pelo escapamento
3. Quais ferramentas e materiais preciso para trocar o óleo do meu carro?
- Chave de filtro de óleo
- Chave inglesa ou soquete
- Funil
- Recipiente para coletar o óleo usado
- Filtro de óleo novo
- Óleo lubrificante novo (especificado no manual do veículo)
- Panos limpos
- Luvas de proteção
4. Como faço a troca de óleo do meu carro passo a passo?
1. Aqueça o motor: Deixe o motor funcionando por alguns minutos para aquecer o óleo e facilitar o escoamento. 2. Posicione o carro: Eleve a parte dianteira do carro com um macaco ou utilize uma rampa. 3. Localize o dreno de óleo: Consulte o manual do seu veículo para localizar o dreno de óleo. 4. Posicione o recipiente: Posicione um recipiente embaixo do dreno de óleo para coletar o óleo usado. 5. Abra o dreno de óleo: Utilize a chave de filtro de óleo ou chave inglesa para afrouxar e remover o bujão do dreno de óleo. 6. Escorra o óleo usado: Deixe o óleo usado escorrer completamente para o recipiente. 7. Feche o dreno de óleo: Substitua a junta do bujão do dreno de óleo e aperte o bujão com a chave adequada. 8. Localize o filtro de óleo: Consulte o manual do seu veículo para localizar o filtro de óleo. 9. Remova o filtro de óleo antigo: Utilize a chave de filtro de óleo para afrouxar e remover o filtro de óleo antigo. 10. Aplique óleo no novo filtro: Aplique uma fina camada de óleo novo na junta do novo filtro de óleo. 11. Instale o novo filtro de óleo: Rosqueie o novo filtro de óleo manualmente até que esteja firme, sem apertar demais. 12. Adicione óleo novo: Abra o capô do motor e localize o bocal de adição de óleo. Adicione o óleo novo especificado no manual do veículo, verificando o nível com a vareta medidora a cada adição. 13. Dê partida no motor: Ligue o motor e deixe-o funcionando por alguns minutos. Verifique se há vazamentos de óleo. 14. Desligue o motor e verifique o nível de óleo novamente: Desligue o motor e aguarde alguns minutos para que o óleo se assente. Verifique o nível de óleo com a vareta medidora e adicione mais óleo se necessário. 15. Descarte o óleo usado: O óleo usado deve ser descartado em um local apropriado, como um posto de gasolina ou centro de reciclagem.
5. Posso trocar o óleo do meu carro sozinho, mesmo sem experiência?
Sim, é possível trocar o óleo do seu carro em casa, mesmo sem experiência, desde que você siga as instruções passo a passo com cuidado e utilize as ferramentas e materiais corretos. Se você não se sentir confortável para fazer a troca por conta própria, pode procurar um mecânico profissional.
6. Qual o custo médio da troca de óleo em uma oficina?
O custo médio da troca de óleo em uma oficina pode variar de acordo com o modelo do carro, o tipo de óleo utilizado e a região. Em geral, o preço fica entre R$ 50,00 e R$ 150,00.
7. Quais são os benefícios de trocar o óleo do meu carro regularmente?
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- Melhora do desempenho do motor: Óleo limpo e fluido melhora a eficiência do motor, resultando em melhor desempenho e consumo reduzido de combustível.
- Prevenção de superaquecimento: O óleo ajuda a dissipar o calor do motor. A troca regular evita que o óleo perca suas propriedades de refrigeração e previne o superaquecimento.
- Redução de ruídos: Óleo lubrificante minimiza o atrito entre as peças do motor, o que consequentemente reduz ruídos e vibrações.
- Proteção contra corrosão: O óleo possui aditivos anticorrosivos que protegem as peças do motor contra a ferrugem e outros tipos de corrosão.Aumento da vida útil do motor: O óleo lubrifica as peças do motor, reduzindo o atrito e o desgaste. A troca regular do óleo ajuda a manter o motor funcionando de forma suave
8. Posso utilizar qualquer tipo de óleo no meu carro?
Não. É importante utilizar o tipo de óleo recomendado pelo fabricante do seu veículo. O manual do proprietário irá especificar a viscosidade e a classificação do óleo adequado para o seu carro. Utilizar o óleo incorreto pode prejudicar o desempenho do motor e até mesmo causar danos.
9. O que devo fazer com o óleo usado após a troca?
O óleo usado não deve ser descartado no lixo comum ou no ralo. É considerado um resíduo perigoso e pode contaminar o solo e a água. Procure um posto de gasolina ou centro de reciclagem que aceite óleo usado para o descarte correto.
10. Posso misturar óleo novo com óleo velho?
É melhor evitar misturar óleo novo com óleo velho. O óleo usado pode conter impurezas e detritos que podem contaminar o óleo novo e reduzir sua eficiência. É recomendado remover completamente o óleo velho antes de adicionar o óleo novo.