A otimização de mecanismo de busca (SEO) é a prática de aumentar o número e a qualidade dos visitantes de um site, melhorando as classificações nos resultados algorítmicos dos mecanismos de busca.
Pesquisas mostram que os sites na primeira página do Google recebem quase 95% dos cliques , e estudos mostram que os resultados que aparecem mais acima na página recebem uma CTR (taxa de cliques) maior e mais tráfego.
Os resultados de pesquisa algorítmica (‘natural’, ‘orgânico’ ou ‘gratuito’) são aqueles que aparecem diretamente abaixo dos principais anúncios de pagamento por clique no Google, conforme destacado abaixo.
Também existem várias outras listagens que podem aparecer nos resultados de pesquisa do Google, como listagens de mapas, vídeos, gráfico de conhecimento e muito mais. O SEO também pode incluir a melhoria da visibilidade nesses conjuntos de resultados.
Como funciona o SEO?
O Google (e o Bing, que também impulsionam os resultados de pesquisa do Yahoo) classificam seus resultados de pesquisa amplamente com base na relevância e autoridade das páginas que ele rastreou e incluiu em seu índice da Web, em uma consulta de usuários para fornecer a melhor resposta.
O Google usa mais de 200 sinais na pontuação de seus resultados de pesquisa e o SEO engloba atividades técnicas e criativas para influenciar e melhorar alguns desses sinais conhecidos. Muitas vezes, é útil não se concentrar muito nos sinais de classificação individuais e analisar o objetivo mais amplo do Google, de fornecer as melhores respostas para seus usuários .
Portanto, o SEO envolve garantir que um site seja acessível, tecnicamente correto, use palavras digitadas pelas pessoas nos mecanismos de pesquisa e forneça uma excelente experiência do usuário, com conteúdo especializado e útil e de alta qualidade que ajuda a responder à consulta do usuário.
O Google tem uma equipe muito grande de avaliadores de qualidade de pesquisa que avaliam a qualidade dos resultados da pesquisa, que são inseridos em um algoritmo de aprendizado de máquina. As diretrizes do avaliador de qualidade de pesquisa do Google fornecem muitos detalhes e exemplos do que o Google classifica como conteúdo e sites de alta ou baixa qualidade e sua ênfase em querer recompensar sites que mostram claramente seus conhecimentos, autoridade e confiança (EAT).
O Google usa um algoritmo baseado em hiperlink (conhecido como ‘PageRank’) para calcular a popularidade e a autoridade de uma página e, embora o Google seja muito mais sofisticado atualmente, esse ainda é um sinal fundamental na classificação. Portanto, o SEO também pode incluir atividades para ajudar a melhorar o número e a qualidade dos ‘links de entrada’ para um site, de outros sites. Historicamente, essa atividade é conhecida como “construção de links”, mas na verdade é apenas marketing de uma marca com ênfase on-line, por meio de conteúdo ou relações públicas digitais, por exemplo.
Sites relevantes e respeitáveis com links para um site são um forte sinal para o Google de que podem ser do interesse de seus usuários e que podem aparecer nos resultados da pesquisa para consultas relevantes.
Como fazer SEO
O SEO envolve atividades técnicas e criativas que geralmente são agrupadas em ‘SEO no local’ e ‘SEO externo’. Essa terminologia é bastante antiga, mas é útil entender, pois divide as práticas que podem ser executadas em um site e fora dele.
Essas atividades exigem experiência, geralmente de vários indivíduos, pois as habilidades necessárias para realizá-las em alto nível são bastante diferentes – mas também podem ser aprendidas. A outra opção é contratar uma agência de SEO profissional ou consultor de SEO para ajudar nas áreas necessárias.
SEO no local
O SEO no local se refere às atividades em um site para melhorar a visibilidade orgânica. Isso significa otimizar um site e conteúdo para melhorar a acessibilidade, a relevância e a experiência dos usuários. Algumas das atividades típicas incluem –
- Pesquisa de palavras-chave – Analisando os tipos de palavras e a frequência usada pelos clientes em potencial para encontrar serviços ou produtos de uma marca. Compreender a intenção e as expectativas dos usuários em relação à pesquisa.
- Auditoria técnica – Garantir que o site possa ser rastreado e indexado, tenha uma segmentação geográfica correta e esteja livre de erros ou barreiras à experiência do usuário.
- Otimização no local – Melhorando a estrutura do site, a navegação interna, o alinhamento na página e a relevância do conteúdo para ajudar a priorizar áreas-chave e direcionar frases de pesquisa relevantes.
- Experiência do usuário – garantir que o conteúdo mostre conhecimento, autoridade e confiança, seja simples de usar, rápido e, finalmente, forneça a melhor experiência possível aos usuários em relação à concorrência.
A lista acima aborda apenas um pequeno número de atividades envolvidas no SEO no local como uma visão geral.
SEO externo
SEO externo refere-se a atividades realizadas fora de um site para melhorar a visibilidade orgânica. Isso costuma ser chamado de “construção de links”, que visa aumentar o número de links respeitáveis de outros sites, já que os mecanismos de pesquisa os utilizam como uma pontuação como um voto de confiança.
Links de sites e páginas com mais confiança, popularidade e relevância agregam mais valor a outro site do que a um site pobre e desconhecido, que não é confiável pelos motores de busca. Portanto, a qualidade de um link é o sinal mais importante.
Algumas das atividades típicas incluem –
- Conteúdo (‘Marketing’) – sites respeitáveis vinculam a conteúdo excepcional. Portanto, a criação de conteúdo incrível ajudará a atrair links. Isso pode incluir um guia, uma história, uma visualização, notícias ou pesquisas com dados convincentes.
- Digital PR – PR fornece motivos para outros sites falarem e se vincularem a um site. Pode ser um fluxo de notícias interno, redação para publicações externas, pesquisas ou estudos originais, entrevistas com especialistas, citações, localização de produtos e muito mais.
- Divulgação e divulgação – envolve a comunicação com jornalistas, blogueiros, influenciadores ou webmasters importantes sobre uma marca, recurso, conteúdo ou relações públicas para obter cobertura e, finalmente, obter links para um site.
Obviamente, há um grande número de razões pelas quais um site pode se vincular a outro e nem todos eles se encaixam nas atividades acima. Isso pode incluir falar em um evento coberto por blogueiros locais, patrocinar um time de futebol local ou ser listado por fornecedores, como exemplos.
Uma boa regra de ouro para saber se um link é valioso é considerar a qualidade do tráfego de referência (visitantes que podem clicar no link para visitar seu site). Se o site não enviar visitantes, ou se o público for completamente independente e irrelevante, talvez não seja realmente um link que valha a pena buscar.
É importante lembrar que esquemas de links , como compra de links, troca excessiva de links ou diretórios e artigos de baixa qualidade que visam manipular classificações, são contra as diretrizes do Google e podem agir penalizando um site.
A melhor e mais sustentável abordagem para melhorar os links de entrada para um site é conquistá-los, fornecendo razões genuínas e convincentes para os sites mencionarem e vincularem a marca e o conteúdo de quem são, o serviço ou produto que fornecem ou o conteúdo que oferecem. crio.
Recursos para aprender SEO
Existem muitos recursos úteis na web para ajudar a aprender mais sobre SEO. Alguns dos principais recursos que recomendamos são os seguintes.
- Guia para iniciantes de SEO – do Google
- Diretrizes do Quality Rater da Pesquisa do Google – do Google
- Guia para iniciantes em SEO – da Moz
- Guia para iniciantes do Link Building – da Moz
- Guia para iniciantes em marketing de conteúdo – da Moz
- Ferramenta de aranha de SEO – de sapo gritando
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