O marketing é um componente crítico do sucesso de longo prazo de qualquer empresa e está sempre mudando e evoluindo. Profissionais de marketing eficazes sabem como usar técnicas para conectar e converter clientes em potencial – mas os maiores profissionais de marketing de todos os tempos lançaram as bases para as estratégias e sucessos dos profissionais de marketing hoje.
Alguns profissionais de marketing, como Steve Jobs , mudaram fundamentalmente o mundo dos negócios como o conhecemos. Outros, como Frederico, o Grande , influenciaram a forma como entendemos o comportamento do consumidor hoje. É vantajoso ficar por dentro das dicas e conselhos das mentes de marketing mais perspicazes do nosso tempo – além disso, é importante saber de onde essas táticas se originaram. Quer saber mais sobre ? Acesse https://goomarketing.com.br/
Se você está procurando inspiração para sua próxima campanha ou está interessado em um breve histórico do marketing, dê uma olhada em algumas dicas dos maiores profissionais de marketing de todos os tempos.
Dicas de marketing
Dicas para estratégia de marketing
1. Defenda a responsabilidade social
Agora, mais do que nunca, os consumidores confiam na confiança como fator principal ao decidir se devem fazer negócios com uma empresa. Essa confiança que os consumidores têm nas empresas é muitas vezes influenciada por marcas que defendem a responsabilidade social e se posicionam em questões importantes, seja tratamento justo de seus funcionários ou práticas ambientais seguras. 45% das marcas planejam aumentar seus investimentos em responsabilidade social em 2022, por isso é uma dica de marketing que vale a pena considerar.
2. Nunca se esqueça do Inbound Marketing
O inbound marketing gira em torno do encontro com os consumidores nos canais em que eles já estão. Empregar a estratégia segue o modelo “atrair, encantar, engajar”, ajudando você a criar conteúdo sob medida para seus diferentes segmentos de público em seu respectivo lugar na jornada do comprador. 80% dos profissionais de marketing planejam manter o mesmo ou aumentar seu orçamento de inbound marketing, e 11% dos profissionais de marketing dizem que será seu maior investimento no próximo ano.
O crescimento de um negócio gira em torno da geração de conscientização entre os consumidores, de modo que o inbound marketing continua sendo uma estratégia de marketing significativa para pequenas empresas e empresas em crescimento.
3. Crie mais vídeos curtos
O vídeo de formato curto é o segundo formato de mídia mais eficaz, 31% dos profissionais de marketing investem atualmente em vídeo de formato curto e, em 2022, 89% dos profissionais de marketing globais planejam continuar investindo ou aumentar seu investimento em vídeo de formato curto. Os profissionais de marketing também dizem que é um investimento que vale a pena para a geração de leads (86%).
Essa mudança de tendência se alinha com a atenção dos públicos que são muito mais rápidos, de modo que formas mais curtas de conteúdo vão direto ao ponto e permitem que o público consuma e depois siga em frente. Daí a popularidade do TikTok, pois depende muito do vídeo de formato curto.
4. Deixe os clientes ouvirem de você
Seja um podcast com os fundadores de sua empresa ou diferentes discussões do Twitter Spaces sobre tópicos relacionados a negócios, os consumidores em 2022 ouvirão o áudio das empresas mais do que nunca. A HubSpot descobriu que 80% dos profissionais de marketing planejam investir a mesma quantia ou aumentar seu orçamento em conteúdo de áudio e podcasts em 2022.
Dicas de influenciadores de marketing atuais
5. Crie produtos deliciosos e pratique marketing inteligente
A publicidade da Apple não apenas ajudaria a criar uma das empresas mais bem-sucedidas da história, mas também mudaria a estratégia de marketing tradicional como a conhecemos. Por meio de seu anúncio no Super Bowl , uma série de anúncios “Pense diferente” , campanha “Compre um Mac” e lançamentos de produtos imperdíveis, sua estratégia de marketing geral e minimalista incorpora o design elegante de seus produtos e ajudou a transformar uma Apple falida. O Blog Goomarketing detalha outras coisas importantes sobre Marketing, veja a seguir https://goomarketing.com.br/blog/
O dom de Steve Jobs foi o marketing – ele entendeu e aproveitou a ideia de que produtos deliciosos e campanhas de marketing inteligentes são as chaves para o sucesso. Ele criou experiências impressionantes e aproveitou as emoções de seu público para vender seus produtos.
Algumas lições do gênio do marketing de Jobs seriam estas: faça um excelente produto, construa uma experiência emocional de marca por meio de eventos e campanhas e continue inovando para seus clientes.
6. Acesse suas redes pessoais
O marketing de rede envolve o acesso às redes pessoais de agentes independentes dentro de uma empresa. Esses agentes evangelizam os produtos ou serviços, uma vez que a estrutura de incentivos do marketing de rede é baseada na rapidez e amplitude com que eles podem construir e distribuir para uma rede de clientes.
Por exemplo, Mary Kay Ash fundou sua empresa global de cosméticos em 1963 com base na premissa do marketing de rede. Embora ela possa não ter sido a primeira a fazer isso, ela foi a mais bem-sucedida – ela descobriu como incorporar o marketing de rede no próprio tecido de um estilo de vida de classe média. Ao recrutar donas de casa que procuram ganhar uma renda, mas não estão interessadas no trabalho tradicional das 9 às 5, Mary Kay construiu um império de maquiagem.
7. Transforme sua marca pessoal em um espetáculo
A ex-primeira-dama Michelle Obama tornou-se um ícone cultural na última década por sua presença pública brilhante e acessível no cenário global. Recentemente, no entanto, ela disparou para alturas ainda maiores com o lançamento de seu novo livro, Becoming . O livro seria, sem dúvida, um sucesso, mas o que o tornou um triunfo deslumbrante, best-seller e retumbante foi o dom de Michelle Obama para o marketing.
Uma turnê do livro em 12 cidades foi lançada para o lançamento de Becoming – no entanto, a reação e a produção de cada evento da turnê do livro se assemelhavam mais a um show de rock do que a uma leitura de livro.
8. Faça seu produto se vender sozinho
Peter Drucker era conhecido por sua carreira de 60 anos em consultoria de gestão. Drucker foi o pai fundador da teoria da administração e o conselheiro de alguns dos CEOs mais notáveis das empresas, incluindo Alfred Sloan e Andy Grove.
Embora tenha escrito muitos livros sobre gestão, uma de suas citações sobre clientes é particularmente comovente: “O objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda sozinho”. Se você realmente conhece seu público e criou um produto com um excelente ajuste de produto ao mercado, ele se venderá sozinho.
9. Os consumidores são mais inteligentes do que você pensa
David Ogilvy é famoso por ter dito: “O consumidor não é um idiota; ela é sua esposa”.
A Ogilvy construiu seu império publicitário ao compreender profundamente seu público-alvo . Embora seu comentário possa ser datado, o princípio central se mantém – seus clientes são mais inteligentes do que você pensa. Isso só servirá para você fazer uma extensa pesquisa de mercado sob a suposição de que seus clientes também estão fazendo suas pesquisas.
O restante do conselho de Ogilvy segue essa ideia central – ele recomenda falar a linguagem dos consumidores-alvo para ser mais persuasivo, manter sua publicidade informativa e clara e, acima de tudo, respeitar o tempo e a inteligência do seu público.
10. Foco nos resultados
Como vice-presidente executiva e diretora de marketing da Adobe, Ann Lewnes é apaixonada por criatividade e mídia. Durante seu mandato, ela se concentrou em soluções de marketing digital e trouxe a criatividade de volta ao espaço tecnológico e suas campanhas de marketing. Atualmente, ela é pioneira em uma nova categoria de marketing – passando do marketing digital para o gerenciamento da experiência do cliente.
Ela valoriza a cooperação e a comunicação, duas habilidades à prova de recessão e intersetoriais que ajudam os indivíduos a se defenderem.
Lewnes credita seu sucesso na Adobe à duplicação dos resultados orientados por dados. Para melhorar a habilitação da martech, ou tecnologia de marketing, ela diz que a principal dificuldade é conseguir as pessoas e os processos certos. Ela diz: “As ferramentas em si não resolverão os problemas de ninguém. Acredito que, sem mudar a maneira como você vê seu talento, a tecnologia não funcionará para você”. Em última análise, é fundamental que você aproveite seu talento e sua tecnologia para gerar resultados, sem assumir que a tecnologia fará todo o trabalho duro para você.
Dicas de profissionais de marketing fundamentais
Agora que exploramos alguns dos profissionais de marketing mais importantes da atualidade, vamos mergulhar em algumas figuras históricas que tiveram impacto na evolução do marketing – mesmo que não fossem tecnicamente profissionais de marketing.
11. Faça memórias mágicas
Esta lista não estaria completa sem a criatividade, paixão e perspicácia de negócios de Walt Disney. Ele transformou o mundo do entretenimento e criou experiências mágicas para pessoas de todas as idades. A estratégia de marketing do magnata que virou império, incrivelmente bem-sucedida, baseou-se em uma história de marca atraente para atingir vários segmentos de público. Criou ou restaurou conteúdo que atraiu uma ampla gama de dados demográficos, tornou a Disneylândia e a Disney World destinos mágicos e manteve a fidelidade do cliente por meio de narrativas imaginativas ou nostálgicas.
Há uma associação calorosa e positiva com a marca, que é mantida em toda a sua publicidade, mensagens e conteúdo. A Disney mostrou que uma forte percepção da marca combinada com ofertas de alta qualidade pode levar a um sucesso duradouro e lucrativo.
12. Aproveite o publieditorial
Júlio César é uma das figuras mais famosas da história por suas vitórias militares, ditadura de Roma e a tragédia shakespeariana baseada em seu assassinato.
O general populista, para manter a boa vontade entre seus súditos para justificar a consolidação de cada vez mais poder, inventou uma técnica usada por muitos marqueteiros hoje. Quando César estava lutando na Gália (atual França), ele publicou um artigo recorrente para enviar de volta a Roma para manter seus cidadãos atualizados sobre suas batalhas. Os inimigos políticos de César estavam destruindo sua reputação em Roma, então esses relatórios de progresso eram ostensivamente para manter a república informada, mas na verdade eram para reforçar a opinião pública e iluminar suas vitórias em batalha.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing