Existem muitos tipos diferentes de estratégias que as equipes de marketing usam para comunicar os benefícios de seu produto ou serviço ao público. Mas qual é a melhor estratégia? Neste artigo, você receberá uma lista de 19 tipos diferentes de estratégias de marketing de negócios para experimentar em seu próximo plano de marketing. Quer saber mais sobre marketing, acesse https://www.goomarketing.com.br/
O que é marketing?
A American Marketing Association descreve o marketing como a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas de valor para clientes, clientes, parceiros e sociedade em geral.
Como essa definição é tão ampla, deixa muito espaço para o mundo do marketing crescer à medida que nossa tecnologia se expande. À medida que nossas necessidades mudam e evoluem, o mesmo acontece com as estratégias de marketing disponíveis que as empresas usam.
Marketing é mais do que apenas os anúncios que você ouve no rádio ou os outdoors que você vê na rua. Marketing é como as empresas se comunicam com seu público e estabelecem sua marca. As estratégias de marketing de uma empresa são iterativas e as estratégias mudam de acordo com as necessidades de seu público-alvo.
Os 19 tipos diferentes de marketing
O marketing existe desde o século 19 e existem muitas técnicas de marketing diferentes que uma empresa pode empregar. As estratégias de marketing mais eficazes são baseadas em uma cuidadosa pesquisa de mercado e no entendimento de seu público/recursos/público. Aqui estão alguns exemplos de táticas de marketing comuns.
Marketing B2C
Marketing B2C significa business to consumer. Isso significa que o público-alvo é um consumidor direto do produto ou serviço. Dependendo do tipo de produto, o ciclo de vendas de um produto B2C pode ser muito curto e o processo de tomada de decisão pelo qual o consumidor passa não é tão complicado.
A maioria dos anúncios que as pessoas veem são tipos de marketing B2C. Exemplos de estratégias de marketing B2C incluem:
- Um anúncio de TV para uma barra de chocolate
- Anúncios do Instagram para uma loja de roupas
- Cupons de mala direta para uma loja
Marketing B2B
Marketing B2B significa business-to-business. Isso significa que o grupo-alvo da empresa é outra empresa. O marketing B2B normalmente envolve um ciclo de compra muito mais longo e é extremamente estratégico em relação ao que os clientes desejam e precisam. As compras B2B geralmente também têm uma intenção de compra extremamente alta. Isso significa que o público-alvo fará muita pesquisa antes de adquirir o produto final.
Muitas estratégias B2B são frequentemente implementadas digitalmente. Embora existam alguns casos em que o marketing B2B está indo para plataformas mais tradicionais, você verá as estratégias B2B ganharem vida nos canais digitais.
Exemplos de marketing B2B são:
- Marketing de eventos em feiras
- Estratégias de inbound marketing
- Campanhas de marketing baseadas em contas
Os 10 tipos mais comuns de marketing tradicional
O marketing online tradicional inclui estratégias que têm sido usadas desde que o marketing foi inventado no século XIX. Essas estratégias são muito mais evidentes e às vezes menos direcionadas. Dê uma olhada nas 10 estratégias de marketing tradicionais mais comuns.
1. Outbound Marketing
Quando uma estratégia de marketing é chamada de outbound, ela se concentra em como a mensagem é entregue. O marketing de saída ocorre quando uma empresa está transmitindo sua mensagem para um público. A publicidade em outdoor é um bom exemplo de outbound marketing – no caso de um outdoor, a empresa está tentando compartilhar certas informações com os transeuntes.
2. Marketing Personalizado
O Marketing Personalizado é uma estratégia em que a empresa utiliza dados históricos para criar uma experiência personalizada para você. Isso pode incluir mala direta usando seu nome em materiais de marketing ou mercearias oferecendo cupons para itens que você compra regularmente.
3. Mala Direta
Mala direta é quando as empresas enviam anúncios para um endereço específico. Isso permite que as empresas segmentem uma área específica. Um bom exemplo de marketing direto é um anúncio semanal no supermercado.
4. Marketing de parceiros
A estratégia de marketing de parceiros exige que duas empresas trabalhem juntas para criar uma mensagem coesa. Um exemplo comum disso é uma empresa patrocinando algo em outra empresa. Por exemplo, uma cafeteria pode oferecer Wi-Fi gratuito, cortesia do Google.
5. Telemarketing
Telemarketing é quando uma empresa contata indivíduos por meio de ligações telefônicas. Essa ainda é uma tática comum, mas desde que os telefones celulares e o identificador de chamadas se tornaram a norma, o sucesso dessa estratégia de marketing diminuiu.
6. Marketing de relações públicas (PR)
O marketing de relações públicas é uma estratégia em que você faz parceria com uma fonte de notícias para gerar mais buzz sobre o seu negócio. O marketing de relações públicas é frequentemente usado quando uma empresa lança um novo produto, tem uma grande mudança de liderança ou anuncia uma expansão.
O marketing de relações públicas pode não promover diretamente um produto, mas é uma ótima maneira de aumentar o reconhecimento da marca para o seu negócio. Isso é especialmente relevante no marketing B2B, pois alguns compradores de negócios tomam decisões com base em sua compreensão da posição de sua empresa no cenário competitivo.
7. Marketing boca a boca
O marketing boca a boca é uma estratégia de marketing que se baseia em clientes existentes que recomendam sua empresa a novos clientes. Esta é uma estratégia difícil de controlar, pois depende de seus clientes para fazer o trabalho braçal.
Uma maneira comum de incentivar os clientes a indicar amigos é oferecer algum tipo de incentivo, por exemplo, B. um desconto ou bônus por recomendar sua empresa. Esse é frequentemente o caso de pequenas empresas voltadas para o cliente, como salões de cabeleireiro ou academias. Isso também está acontecendo cada vez mais para serviços baseados em assinatura, como serviços de entrega de refeições. Se você indicar um amigo, tanto você quanto um amigo podem obter algum tipo de desconto.
8. Marketing furtivo
O marketing furtivo é o ato de comercializar um bem ou serviço para alguém sem que essa pessoa perceba que está sendo comercializado. Um bom exemplo disso é a colocação de produtos em um filme ou programa de TV. Você pode descobrir que certos personagens da série usam apenas um determinado tipo de computador ou dirigem apenas um determinado tipo de carro. Isso ocorre porque essas empresas pagaram para serem apresentadas.
9. Marketing de Marca
O marketing de marca é uma forma de marketing de longo prazo onde o objetivo é ser reconhecível e construir uma boa reputação. O marketing de marca abrange muitas facetas diferentes, desde a marca visual até o tom e a voz.
Para medir a eficácia das estratégias de marketing da marca, as empresas rastreiam o reconhecimento da marca. Essa métrica mede o grau de familiaridade de uma pessoa comum com sua marca.Quer saber mais sobre como funciona diversos tipos de marketing ! Confira aqui https://goomarketing.com.br/blog/
10. Marketing Cause
Marketing é uma estratégia na qual uma empresa opta por apoiar uma causa específica para reforçar os valores centrais de sua marca. Um bom exemplo disso é a Patagônia. Você está comprometendo 1 das vendas para restaurar e preservar o ambiente natural da Terra.
7 formas populares de marketing digital
O marketing digital engloba todas as estratégias de marketing que são implementadas em formato digital. Algumas das estratégias acima podem às vezes acontecer digitalmente, mas as sete formas de marketing a seguir acontecem apenas online:
1. Marketing de entrada
O inbound marketing é uma estratégia usada para trazer clientes em potencial até você, em vez de compartilhar uma mensagem. Essa é uma estratégia de longo prazo que envolve muitos tipos diferentes de táticas de marketing digital para incentivar um cliente em potencial a avançar no funil de marketing.
O marketing de entrada usa estratégias de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), marketing de conteúdo e marketing por e-mail para educar e incentivar clientes em potencial a interagir com uma marca ou empresa com mais frequência.
2. Marketing de mecanismos de busca
Search engine marketing é a estratégia de utilização de motores de busca como o Google. O marketing do mecanismo de pesquisa pode incluir anúncios pagos, como anúncios de pagamento por clique (PPC) e postagens sugeridas. Também pode incluir estratégias orgânicas de SEO, como a criação de conteúdo otimizado na esperança de obter uma classificação alta no Google.
3. Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo envolve a criação de conteúdo, como e-books ou webinars, para incentivar clientes em potencial a interagir com sua marca com mais frequência. O objetivo do marketing de conteúdo é que os clientes em potencial compartilhem algumas informações, como um endereço de e-mail, para que a empresa possa continuar o marketing para você de diferentes maneiras.
4. Marketing de afiliados
O marketing de afiliados é uma estratégia na qual uma empresa paga comissão a um site externo por vendas geradas por meio de referências de sites. Isso é comumente usado em combinação com estratégias de marketing de influenciadores para atingir um grupo demográfico muito focado de consumidores.
5. Marketing de mídia social
O marketing de mídia social usa plataformas de mídia social como um canal principal para compartilhar suas mensagens. O marketing de mídia social pode ser anúncios pagos, conteúdo orgânico ou conteúdo gerado pelo usuário. O marketing de mídia social é comumente usado por empresas de comércio eletrônico.
6. E-mail marketing
O marketing por e-mail é uma estratégia em que você envia mensagens de marketing para clientes em potencial por e-mail. Ele é usado em estratégias de marketing B2B e B2C e é uma das maneiras mais eficazes de garantir que você atinja seu mercado-alvo. Um dos principais benefícios do email marketing é que é fácil implementar algum tipo de segmentação em suas mensagens de marketing. Se você deseja testar quais públicos respondem a determinadas mensagens, essa é uma boa estratégia de marketing a ser usada.
7. Marketing móvel
O marketing móvel envolve o envio de mensagens de marketing por meio de notificações push ou mensagens de texto. Essa tática pode ser usada para atingir muitos objetivos diferentes, como incentivar a abertura de aplicativos para aumentar os usuários ativos diariamente ou compartilhar cupons com descontos, como você faria com o e-mail. A desvantagem dessa forma de marketing é que você precisa de números de telefone de clientes e essas informações são mais difíceis de obter do que endereços de e-mail.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_digital