O campo do marketing de saúde está sempre evoluindo devido a novos desenvolvimentos e tendências, como inteligência artificial generativa. Mesmo neste mundo em constante mudança, podemos prever eventos futuros. Desenvolvimentos significativos que prevemos que surgirão em 2024 incluem SEO técnico aprimorado para conteúdo médico, ferramentas de análise que atendem à HIPAA, marketing de talentos focado, conteúdo de vídeo poderoso, publicidade direcionada precisa e campanhas de e-mail personalizadas. Nos próximos anos, essas Principais Tendências de Marketing Digital de Saúde em 2024 influenciarão como as organizações de saúde interagem com as partes interessadas e os pacientes. Explore as principais tendências de marketing digital para a saúde em 2024 e descubra como atrair mais pacientes e fortalecer sua presença online.
Tendências emergentes de marketing digital para saúde em 2024
1. SEO técnico para conteúdo médico
Devido à natureza sensível do material e às restrições, sites médicos têm problemas específicos de SEO. Por outro lado, para garantir que seu site seja confiável, facilmente navegável e apareça no topo dos resultados de pesquisa, você precisa ter um bom SEO técnico.
Rastreabilidade e indexação
- Dados Estruturados: Para dar informações claras sobre sua prática, pessoal, serviços e condições tratadas, use marcação de esquema. Isso torna suas informações mais fáceis para os mecanismos de busca interpretarem e as apresenta corretamente em rich snippets.
- XML Sitemap: Envie um sitemap XML revisado para o Google e o Bing, dois dos principais mecanismos de busca. Isso facilita a descoberta rápida e a indexação de suas páginas.
- Robots.txt: certifique-se de que seu arquivo robots.txt não bloqueie o acesso de rastreadores de mecanismos de busca a páginas importantes.
- Mobile-Friendliness: Garanta que seu site funcione perfeitamente em todos os dispositivos e seja responsivo a usuários móveis. Sites mobile-friendly têm classificação mais alta nos resultados de pesquisa do Google.
Velocidade e desempenho do site
- Otimização de velocidade de página: reduza o tempo que leva para as páginas carregarem utilizando um plugin de cache, otimizando imagens e compactando arquivos. Tanto a experiência do usuário quanto as classificações de SEO são aprimoradas por páginas carregadas mais rapidamente.
- Tempo de Resposta do Servidor: Selecione um host respeitável com tempos de resposta rápidos do servidor. A rastreabilidade e o desempenho do seu site podem ser muito impactados por servidores lentos.
- Auditorias técnicas: use programas como o Screaming Frog e o Google Search Console para fazer auditorias técnicas regulares no seu site, a fim de encontrar e resolver quaisquer problemas técnicos.
2. Conformidade com a análise HIPAA
Apesar do fato de que o comportamento do visitante da web é de interesse para provedores de saúde, várias soluções de análise, incluindo o Google Analytics 4 (GA4), não são compatíveis com HIPAA. Apesar dessa restrição, a análise ainda pode ser útil para empresas de saúde. Há etapas que você pode seguir para manter o GA4 e outras ferramentas de análise livres de problemas de HIPAA. Esses métodos incluem ocultar endereços IP e tipos específicos de URLs (como URLs com nomes que podem revelar a condição médica de um usuário).
Embora navegar em análises on-line e conformidade com HIPAA possa ser muito difícil, soluções de análise ainda podem ser muito benéficas para empresas de saúde. Se você não quiser usar soluções alternativas para permanecer em conformidade, pense em utilizar uma solução de análise feita com a conformidade com HIPAA em mente.
3. Marketing de Talentos
Nos últimos anos, a pandemia da Covid-19 tornou a escassez de pessoal no setor de saúde um problema global. Por causa disso, muitas empresas de saúde estão tornando a contratação de novos funcionários uma prioridade em suas estratégias de marketing.
Embora a produção de leads para clientes ou consumidores às vezes esteja ligada ao marketing de conteúdo, um dos maiores resultados da sua estratégia pode ser a geração de leads para novos talentos. O recrutamento de talentos pode se beneficiar muito do desenvolvimento de sites de carreira com informações bem escritas e relevantes, especialmente em regiões onde há escassez de trabalhadores competentes.
4. Marketing de conteúdo de vídeo
Com sua potente capacidade de envolver pacientes potenciais e atuais, o material em vídeo é crucial para o marketing contemporâneo de saúde. Para construir relacionamentos, os provedores podem fazer uso de uma variedade de informações, incluindo histórias emocionantes de pacientes, experiências da equipe e tours pelas instalações. Vídeos explicativos feitos por especialistas podem ajudar os pacientes a se sentirem mais educados e confiantes ao desmistificar conceitos, práticas e tratamentos médicos.
A aplicação estratégica do marketing de vídeo mostra a cultura e a expertise empresarial e vai além do engajamento do paciente para o recrutamento de talentos. Recursos como tours virtuais e olhares dos bastidores promovem uma atmosfera amigável que torna mais fácil para os pacientes e possíveis funcionários conhecerem a empresa.
Manter altos padrões de produção, otimizar para mecanismos de busca e direcionar material de vídeo para determinados públicos são as melhores maneiras de maximizar sua eficácia. Essa estratégia ajuda no alcance da comunidade e na prestação de cuidados, além de melhorar a educação do paciente e a construção de confiança.
Incorporar vídeo em estratégias de marketing de saúde em 2024 é mais do que apenas acompanhar os tempos; é usar uma ferramenta dinâmica para fornecer experiências mais envolventes, personalizadas e educacionais para todas as partes envolvidas.
5. Publicidade segmentada
Tanto pequenos hospitais locais quanto grandes instituições de saúde do mundo todo podem se beneficiar da publicidade direcionada. Práticas locais de saúde que operam em uma escala menor podem se beneficiar particularmente da capacidade de direcionar anúncios para usuários em localizações geográficas específicas. Encontrar seu público-alvo é o primeiro passo para utilizar anúncios direcionados de forma eficiente. As seguintes qualidades são cruciais para as empresas de saúde terem:
- Dados demográficos: idade, sexo, renda, localização, etc.
- Condições de saúde : doenças específicas, fatores de risco ou necessidades médicas.
- Estágios da vida: gestantes, novos pais, idosos, etc.
6. Marketing por e-mail personalizado
Como a maioria dos consumidores prefere usar e-mail para agendar consultas e se comunicar com provedores de saúde, o e-mail tem sido uma ferramenta poderosa para marketing de saúde há muito tempo. Utilizar esse canal de comunicação pode ajudar as empresas de saúde a manter relacionamentos com pacientes atuais e potenciais. Envie aos pacientes e-mails personalizados e direcionados com artigos informativos, lembretes de consultas, ofertas e muito mais.
7. Marketing de conteúdo e liderança de pensamento
O marketing digital de saúde em 2024 ainda dará alto valor à liderança de pensamento e ao marketing de conteúdo. As organizações estão usando infográficos, filmes e blogs com informações educacionais para criar autoridade e confiança com colegas e pacientes.
Ao fornecer conteúdo perspicaz sobre assuntos relacionados à saúde, eles estabelecem sua credibilidade como autoridades confiáveis dentro do setor. Além disso, apresentar podcasts e webinars com especialistas médicos permite conversas animadas que promovem o aprendizado entre pares e na comunidade, além da educação do paciente. Essas iniciativas não apenas melhoram o envolvimento do paciente, mas também reforçam a posição da empresa como pioneira em inovação e know-how em saúde.
9. Experiências personalizadas do paciente
Até 2024, a IA e o aprendizado de máquina serão usados no marketing digital de saúde para melhorar as experiências dos pacientes. Essas tecnologias usam análise de dados para personalizar mensagens de marketing e conselhos de saúde. E-mails, blogs e postagens em mídias sociais são exemplos de conteúdo personalizado para os requisitos de saúde e dados demográficos de um paciente, o que aumenta a relevância e o engajamento.
10. Otimização de pesquisa por voz
A otimização da pesquisa por voz em saúde envolve tornar o conteúdo do site e as perguntas frequentes mais amigáveis à pesquisa por voz. Os provedores de saúde podem melhorar sua visibilidade e acessibilidade para pacientes que usam dispositivos habilitados para voz para buscar informações e serviços médicos, oferecendo respostas sucintas e diretas e concentrando-se em palavras-chave de conversação.
11. Engajamento nas mídias sociais
Plataformas de mídia social são usadas por campanhas de conscientização sobre saúde para informar o público sobre certos problemas de saúde e para encorajar o uso de cuidados preventivos. Empresas de saúde trabalham com indivíduos confiáveis por meio de colaborações inteligentes de influenciadores para atingir um público maior e estabelecer reputação. Esses programas envolvem comunidades com sucesso, promovem comportamentos saudáveis e geram conversas significativas sobre bem-estar e práticas de saúde, alavancando o alcance e a autoridade dos influenciadores.
12. Marketing Móvel
O marketing móvel de saúde coloca uma forte ênfase em uma abordagem mobile-first, dando ao design do site e ao conteúdo de marketing a maior prioridade para a melhor usabilidade e capacidade de resposta possíveis em plataformas móveis. Além disso, para melhorar o envolvimento do paciente e fornecer serviços de saúde individualizados, as instituições de saúde estão criando aplicativos móveis. Os pacientes podem gerenciar sua saúde mais facilmente com a ajuda desses aplicativos, que oferecem acesso fácil a informações médicas, agendamento de consultas, monitoramento de saúde e recursos interativos.