A diálise é um tratamento para limpar o sangue quando os rins não conseguem. Ajuda o corpo a remover resíduos e fluidos extras no sangue. Ele faz parte do trabalho que seus rins faziam quando eram saudáveis. Um rim saudável e ativo pode remover fluidos e resíduos 24 horas por dia. A diálise pode fazer apenas 10-15% do que um rim normal faz.
Quando é necessária a diálise?
Você precisará de diálise quando tiver insuficiência renal, também chamada de doença renal em estágio terminal (ESRD). A insuficiência renal significa que seus próprios rins não cuidam mais das necessidades de seu corpo para remover resíduos ou fluidos extras de seu sangue. Os resíduos e fluidos extras podem se acumular e fazer você se sentir doente.
Quanto tempo posso viver em diálise?
Quanto tempo você pode viver em diálise pode variar. A maioria das pessoas vive de 5 a 10 anos em diálise, e muitas vivem 20 ou mais anos.
Quanto tempo posso viver sem diálise se tiver ESRD?
Varia. Pessoas que decidem não iniciar a diálise ou parar a diálise podem viver de algumas semanas a alguns meses. Depende de sua saúde geral e de outras condições crônicas de saúde que tenham. Gerenciar a insuficiência renal sem fazer diálise é chamado de tratamento médico. Saiba mais sobre o tratamento médico para determinar se pode ser uma opção para você.
A diálise pode ser temporária?
Se você tiver ESRD, precisará fazer tratamentos de diálise para o resto de sua vida, a menos que seja capaz de fazer um transplante de rim.
Se você tem insuficiência renal aguda, pode precisar de diálise por um curto período de tempo até que seus rins melhorem. A insuficiência renal aguda é quando seus rins param de funcionar repentinamente por um curto período de tempo (geralmente 2 dias ou menos). Após o tratamento para insuficiência renal aguda, seus rins podem funcionar normalmente.
A diálise é dolorosa?
Você pode sentir algum desconforto quando as agulhas penetram em seu corpo, mas o tratamento de diálise em si é indolor. Muitos pacientes se sentem cansados e fracos antes e depois dos tratamentos. Alguns pacientes podem ter uma queda na pressão arterial. Isso pode fazer você se sentir mal do estômago, vomitar, ter dor de cabeça ou cólicas. Normalmente, esses problemas desaparecem à medida que você faz tratamentos com mais frequência, mas algumas pessoas ainda podem ter complicações.
Como vou pagar pela diálise?
Medicare, Medicaid e muitos planos de seguro privados cobrem a maior parte dos custos de diálise. A maioria das pessoas em diálise pode obter cobertura do Medicare em qualquer idade. Dependendo do tipo de tratamento que você escolher, pode ser necessário esperar alguns meses antes do início da cobertura do seguro. Você também pode precisar pagar alguns custos diretos, como franquias ou copagamentos. Saiba mais sobre a cobertura de diálise do Medicare.
Quem faz parte da equipe de diálise?
Pense em todas as pessoas que ajudam a cuidar de você como parte de uma equipe. Você é o capitão da equipe e todos os membros da equipe de tratamento de diálise desempenham papéis diferentes para ajudá-lo a cumprir seus objetivos de saúde. A comunicação entre os membros da equipe é a chave para o sucesso! Sua equipe de tratamento de diálise pode incluir:
- Nefrologista: Seu nefrologista é o médico renal. Eles podem responder às suas perguntas sobre opções de tratamento, medicamentos e como cuidar dos rins. Você se encontrará com seu nefrologista frequentemente para verificar a saúde de seus rins e fazer quaisquer alterações em seu plano de cuidados. Se você fizer um transplante de rim, ainda assim deverá consultar um nefrologista para garantir que seu novo rim permaneça saudável.
- Enfermeira de nefrologia: a enfermeira de nefrologia é uma enfermeira registrada que é treinada para cuidar de pacientes renais. Você verá enfermeiras de nefrologia no consultório do seu médico e no centro de diálise.
- Se você optar por fazer diálise no centro, verá suas enfermeiras de nefrologia em todas as sessões de diálise. Sua enfermeira se certificará de que você está recebendo os medicamentos certos todos os dias e de que está recebendo os tratamentos de diálise corretamente.
- Se você decidir fazer a diálise em casa, uma enfermeira irá ensiná-lo a fazê-lo e irá planejar, coordenar e supervisionar o seu tratamento.
- Enfermeiro ou assistente médico: você pode ter um enfermeiro (NP), assistente médico (PA) ou ambos em sua equipe de cuidados. NPs e PAs têm treinamento adicional em cuidados renais além do que uma enfermeira de nefrologia tem. NPs e PAs trabalham em estreita colaboração com o nefrologista e as enfermeiras de nefrologia. Eles podem prescrever medicamentos, solicitar exames e examiná-lo.
- Nutricionista renal: seu nutricionista renal pode ajudá-lo a atender às suas necessidades alimentares específicas e únicas. Seu nutricionista renal o ajudará a entender quais alimentos e bebidas são saudáveis para você e quais não são. Eles também irão ajudá-lo a planejar quanto de cada nutriente você deve comer por dia.
- Assistente social em nefrologia: Seu assistente social irá apoiá-lo de várias maneiras enquanto você passa pela diálise. Os assistentes sociais fornecem apoio emocional para você e sua família, ajudam a comunicar suas necessidades aos outros membros da equipe de atendimento e ajudam a encontrar recursos para melhorar sua qualidade de vida. Por exemplo, seu assistente social pode ajudá-lo a se inscrever em programas para obter ajuda financeira e ajudá-lo a obter ou manter seguro saúde.
- Técnicos em diálise: Os técnicos em diálise iniciam o seu tratamento dialítico a cada sessão, observam para se certificar de que tudo está indo bem durante o seu tratamento e terminam o seu tratamento quando terminar. Eles também verificam se as máquinas de diálise estão prontas e funcionando corretamente para cada paciente. Se você estiver fazendo diálise em casa, os técnicos de diálise se certificarão de que você tenha os suprimentos necessários para fazer seus tratamentos de diálise.
- Equipe de acesso vascular: Se você estiver fazendo hemodiálise, seja em casa ou no centro, uma equipe de acesso vascular fará a cirurgia para inserir seu acesso vascular que o conectará à máquina de diálise. As equipes de acesso vascular geralmente incluem um cirurgião, um radiologista (um médico que lê raios-X e outras varreduras corporais) e um coordenador de acesso vascular. O coordenador trabalhará com você para revisar seu histórico médico e garantir que você obtenha o tipo certo de acesso vascular para o seu tratamento.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Di%C3%A1lise_peritoneal