O que é insuficiência renal?

Diz-se que uma pessoa tem insuficiência renal se a função renal cair para menos de 15% do normal. É possível sentir sintomas devido ao acúmulo de toxinas e excesso de água no organismo.

Para substituir a função renal perdida, o paciente pode ser submetido a uma das três opções de tratamento:

A doença renal terminal (ESRD) é a insuficiência renal tratada com diálise ou transplante renal.

Algumas pessoas com insuficiência renal optam por não fazer diálise ou transplante,  mas continuam recebendo cuidados de sua equipe de saúde, tomando medicamentos e monitorando suas escolhas de dieta e estilo de vida.

O paciente deve trabalhar com sua equipe de saúde e família para considerar suas opções e escolher um tratamento que seja melhor para eles . O tratamento irá ajudá-lo a sentir-se melhor e a viver mais tempo.

Quanto mais o paciente souber antecipadamente sobre a insuficiência renal, mais bem preparado estará para tomar uma decisão de tratamento e assumir o controle de seus cuidados. Você também deve se dar um tempo para se acostumar com as grandes mudanças que acontecerão em sua vida. A insuficiência renal mudará suas atividades diárias e pode mudar seus relacionamentos com amigos e familiares e como você se sente. Quer saber mais sobre insuficiência renal, acesse https://nefroclinicas.com.br/

Quais são os sintomas da insuficiência renal?

Os sintomas de insuficiência renal podem começar tão lentamente que a pessoa não os percebe imediatamente.

Rins saudáveis ​​previnem o acúmulo de toxinas e o excesso de líquidos no corpo e equilibram os sais e minerais no sangue, como cálcio, fósforo, sódio e potássio. Os rins também produzem hormônios que ajudam a controlar a pressão sanguínea, produzir glóbulos vermelhos e manter os ossos fortes.

Insuficiência renal significa que os rins não funcionam mais bem o suficiente para desempenhar essas funções e, como resultado, outros problemas de saúde se desenvolvem. À medida que a função renal diminui, a pessoa pode:

  • tem inchaço, geralmente nas pernas, pés ou tornozelos
  • ter dores de cabeça
  • sentir picazón
  • sentindo-se cansado durante o dia e tendo problemas para dormir à noite
  • sentir-se enjoado, perder o paladar, sentir-se pouco apetitoso ou perder peso
  • producir poca o nada de orina
  • sentindo cãibras musculares, fraqueza ou dormência
  • sentir dor, rigidez ou fluido nas articulações
  • sentir-se confuso, ter problemas de concentração ou problemas de memória

Seguir o plano de tratamento pode ajudar a prevenir ou tratar a maioria desses sintomas. O plano de tratamento pode incluir tratamentos regulares de diálise ou transplante de rim, um plano alimentar especial, atividade física e medicamentos.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Que problemas de saúde as pessoas com doença renal podem desenvolver?

A doença renal pode causar outros problemas de saúde. A equipe de saúde trabalhará com o paciente para ajudar a prevenir ou controlar:

Pressão alta: A hipertensão arterial pode ser causa e resultado de doença renal. A pressão arterial elevada danifica os rins, e os rins danificados são menos eficientes no controle da pressão arterial. Com insuficiência renal, os rins não conseguem se livrar do excesso de água. Beber muita água pode causar inchaço, aumentar a pressão arterial e fazer o coração trabalhar mais.

Medicamentos para baixar a pressão arterial, limitar o sódio e os líquidos na dieta, manter-se fisicamente ativo, controlar o estresse e parar de fumar podem ajudar a controlar a pressão arterial.

Doença cardíaca: Doenças renais e cardíacas compartilham duas das mesmas causas principais: diabetes e pressão alta. Pessoas com doença renal correm alto risco de doença cardíaca e pessoas com doença cardíaca correm alto risco de doença renal.

Medidas tomadas para controlar doenças renais, pressão arterial, colesterol e glicose no sangue (se a pessoa tiver diabetes) também ajudarão a prevenir ataques cardíacos ou derrames.

Anemia (em inglês). Quando os rins estão danificados, eles param de produzir eritropoetina (EPO) suficiente, um hormônio que ajuda a produzir glóbulos vermelhos. Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio dos pulmões para outras partes do corpo. Quando você tem anemia, alguns órgãos, como o cérebro e o coração, podem receber menos oxigênio do que precisam e parar de funcionar tão bem quanto deveriam. Uma pessoa com anemia pode se sentir fraca e sem energia.

Seu médico pode prescrever suplementos de ferro. Em alguns casos, ele ou ela pode prescrever medicamentos que ajudam seu corpo a produzir mais glóbulos vermelhos.

O distúrbio mineral e ósseo (em inglês). Rins saudáveis ​​equilibram os níveis de cálcio e fósforo no sangue e produzem hormônios que ajudam a manter os ossos fortes. À medida que a função renal diminui, os rins:

  • Eles produzem menos do hormônio que ajuda o corpo a absorver o cálcio. Como o efeito dominó, baixas concentrações de cálcio no sangue desencadeiam a liberação do hormônio da paratireoide. Esse hormônio move o cálcio dos ossos para o sangue. O excesso de hormônio da paratireoide também pode causar coceira.
  • eles param de remover tanto fósforo. O excesso de fósforo no sangue também extrai cálcio dos ossos.

Sem tratamento, os ossos podem se desgastar e enfraquecer. A pessoa pode sentir dor nos ossos ou articulações. Mudanças no plano alimentar, medicamentos, suplementos e diálise podem ajudar.

A desnutrição: À medida que a doença renal piora, manter-se bem nutrido pode ser um desafio. A pessoa pode não sentir fome, a comida pode ter um sabor diferente ou pode perder o interesse pela comida. Infecções e outras tensões no corpo podem dificultar o uso do alimento que é ingerido. Trabalhar em estreita colaboração com um nutricionista para garantir que as quantidades certas dos alimentos certos sejam consumidas pode trazer benefícios a longo prazo para pessoas com doença renal.

A coceira: A coceira é comum e ocorre por diferentes razões. A pele seca pode causar coceira; usar um hidratante pode ajudar. Você também pode sentir coceira porque há excesso de fósforo no sangue; consumir menos fósforo pode ajudar a parar a coceira. Seu médico pode prescrever um medicamento chamado aglutinante de fosfato para tomar com alimentos. Esses medicamentos impedem que o fósforo dos alimentos entre na corrente sanguínea. E para saber mais sobre como eviatar ou até mesmo tratar, acesse https://nefroclinicas.com.br/blog/

Algumas pessoas encontram alívio usando luz ultravioleta da luz solar ou uma caixa de luz.

Como o paciente pode viver bem se tem insuficiência renal?

Viver bem com insuficiência renal é um desafio. O paciente se sentirá melhor se:

  • manter o seu cronograma de tratamento
  • revise seus medicamentos com seu médico em cada visita e os tome conforme prescrito
  • trabalhe com um nutricionista para desenvolver um plano alimentar  que inclua alimentos que você goste de comer e que também sejam bons para sua saúde
  • mantém-se ativo: dê um passeio ou faça outra atividade física de que goste
  • manter contato com amigos e familiares

O tratamento de diálise ou transplante ajudará o paciente a se sentir melhor e viver mais. A equipe de saúde trabalhará com o paciente para criar um plano de tratamento que aborde qualquer problema de saúde que ele tenha. O tratamento incluirá etapas que você pode seguir para manter sua qualidade de vida e nível de atividade.

O plano alimentar desempenha um papel importante. Quando uma pessoa tem insuficiência renal, o que ela come e bebe pode ajudá-la a manter um equilíbrio saudável de sais, minerais e fluidos no corpo.

O paciente pode permanecer ativo se tiver insuficiência renal?

Sim. A atividade física é uma parte importante para se manter saudável quando você tem insuficiência renal. Ser ativo fortalece seus músculos, ossos e coração. A atividade física também faz com que o sangue se mova pelo corpo mais rapidamente para que ele receba mais oxigênio. O corpo precisa de oxigênio para usar a energia dos alimentos.

A atividade física também pode melhorar o humor do paciente e fazê-lo sentir-se melhor.

Consulte o seu médico antes de iniciar uma nova rotina de exercícios. Comece devagar, com atividades mais fáceis, como caminhar em ritmo normal ou jardinagem, e depois passe para atividades mais difíceis, como caminhada rápida. O paciente deve tentar manter-se ativo o maior número de dias possível.

A insuficiência renal afetará o sono?

Pessoas com insuficiência renal podem ter problemas para dormir . A perda de sono pode afetar a qualidade de vida, o nível de energia e o humor. Síndrome dos pés inquietos, apnéia do sono NIH external link , dor ou coceira podem dificultar o sono.

O paciente pode tomar várias medidas para melhorar os hábitos de sono. Por exemplo, atividade física durante o dia e um banho morno antes de dormir podem ajudá-lo a dormir melhor. Você deve evitar cafeína após o almoço, bebidas alcoólicas antes de dormir e fumar.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

O paciente deve consultar o médico se sentir sonolência durante o dia ou tiver problemas para dormir à noite. Os profissionais de saúde podem tratar distúrbios do sono, como apneia do sono ou síndrome das pernas inquietas.

A insuficiência renal afetará a vida sexual do paciente?

A insuficiência renal afetará as emoções, o sistema nervoso, os hormônios e os níveis de energia, o que pode afetar a relação sexual. Cuidar bem de si mesmo controlando a doença renal  e controlando a pressão arterial e os níveis de glicose no sangue pode ajudar a prevenir alguns problemas sexuais, como a disfunção erétil. O aconselhamento pode ajudar com alguns problemas emocionais, como ansiedade e depressão, que podem interferir na satisfação dos relacionamentos sexuais.

O paciente pode ter vergonha de fazer perguntas sobre sua vida sexual, mas a equipe de saúde já ouviu as mesmas perguntas de outras pessoas. O provedor é treinado para ajudá-lo a lidar com as preocupações sobre sua vida sexual.

O paciente pode continuar trabalhando se tiver insuficiência renal?

Muitas pessoas com insuficiência renal continuam a trabalhar. KidneyWorks é um programa para ajudar pessoas com doença renal a continuarem trabalhando. O programa se concentra em pessoas nos Estados Unidos com doença renal crônica cujos rins ainda não falharam ou que fizeram um transplante. Se o paciente estiver em diálise, as informações no documento KidneyWorks também podem fornecer conselhos para ajudá-lo a manter o emprego.

Significa que um empregador não pode demitir legalmente alguém apenas porque está em diálise ou fez um transplante de rim. A lei exige que o empregador faça adaptações razoáveis ​​no local de trabalho para uma pessoa com deficiência. Por exemplo, o empregador pode lhe dar trabalhos físicos mais leves ou agendar horas de trabalho em torno das sessões de diálise. Se o trabalhador estiver em diálise peritoneal, precisará de espaço e tempo para trocar a solução de diálise no meio da jornada de trabalho. A maioria dos empregadores pode fazer esses ajustes.

Se o empregador não estiver disposto a acomodar as necessidades do funcionário, o assistente social da clínica de diálise renal pode ajudar a encontrar uma maneira de acomodar ambas as partes.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Insufici%C3%AAncia_renal