Esqueça os analistas de dados, os profissionais de marketing de conteúdo devem usar dados para criar uma estratégia de conteúdo forte e focada em resultados.
Embora eu adore mencionar isso para quem quiser ouvir, o que também ressalto é que as estações alcançaram 100% de crescimento de UB ao permitir que os dados sejam o fator decisivo quando se trata de decisões de marketing de conteúdo.
Ambas as estações aprenderam que construir uma reputação de marca online é quase impossível sem marketing de conteúdo baseado em dados. Quer saber mais sobre marketing digital, acesse https://goomarketing.com.br/
Fazer um verdadeiro sucesso do marketing de conteúdo está longe de ser fácil. Para qualquer marca, você precisa usar dados para:
- Identificar públicos-alvo
- Defina os objetivos da estratégia de marketing de conteúdo
- Analise o seu mercado e a concorrência
- Distribua conteúdo pelos canais certos
- Analise o desempenho do marketing de dados
Veja como você pode criar uma estratégia de marketing de conteúdo baseada em dados para aumentar suas conversões.
1. Conheça seu público
Digamos que você venda produtos de panificação e pense que seu cliente ideal é uma mulher, profissional urbana, casada e com filhos menores de 12 anos. Você pode usar o Google Analytics para confirmar ou refutar essa hipótese. Clique na guia Audiência, seguida de Visão geral. Você pode clicar em cada subseção usando o menu de navegação e começar a aprender mais sobre quem está visitando seu site.
Saber o máximo possível sobre seus clientes em potencial é crucial para sua estratégia de marketing de conteúdo baseada em dados. Você precisará entender hábitos, preferências e necessidades.
Para começar, com o Google Analytics, você pode aprender mais sobre dados demográficos do cliente, como:
- Idade
- Gênero
- Localização
- O tipo de conteúdo que seu público gosta e compartilha
- Canais de comunicação de sua preferência
- Seus hábitos e ciclos de compra
O Social Baker explica que você pode criar personas com base em palavras-chave, termos de pesquisa e biografias do público.
Esses dados do cliente ajudarão você a criar personas de comprador baseadas em dados e formar a base de sua estratégia de conteúdo.
2. Pesquise seu público
Você elaborou uma lista de perfis, que inclui nomes, idades, endereços de e-mail e interesses. O que acontece depois? Além de ser oficialmente um gênio do Excel, você não tem nada com o que trabalhar.
Pesquisas (e enquetes) são uma maneira fantástica de garantir que sua estratégia de marketing de conteúdo seja baseada em dados e criada para um público específico. Qualquer coisa que você queira saber sobre seu público-alvo, você pode colocar em formato de pergunta e enviar para seus seguidores sociais, fãs do Whatsapp e assinantes de e-mail. O único obstáculo é que você pode ter que incentivar a participação com um prêmio, mas imagine os insights que receberá em troca. O Vertical Response oferece ótimas sugestões de perguntas a serem feitas.
3. Acesse seu CRM
Exporte todos os detalhes de clientes e compras do seu CRM de vendas e descubra se há algum denominador comum. Converse com sua equipe de vendas também para criar uma persona de comprador. Essas pessoas interagem diariamente com clientes e compradores e têm uma boa ideia de com quem sua marca está falando. Marketing Donut diz: “Um bom conhecimento de seus clientes permite que você desenvolva estratégias de marketing que visam suas necessidades específicas – e aumentam suas vendas.” Caso se interesse mais sobre como fazer a estratégia perfeita de marketing pra você, acesse https://goomarketing.com.br/blog/
4. SEO e análise de palavras-chave
Você acha que está criando conteúdo premiado, mas não tem ideia se o seu público-alvo pensa da mesma forma?
Realize uma análise detalhada de SEO do seu site usando uma ferramenta de sua escolha. Faça um mergulho profundo em seu site para descobrir quais tópicos e tipos de conteúdo são populares entre seu público. Dê uma olhada em suas plataformas de mídia social e analise o conteúdo mais popular para decifrar por que funcionou. Lembre-se de incluir todas as formas de conteúdo – podcast, vídeo, infográficos, competições, texto, galerias de fotos. Isso ajudará você a criar as ideias de conteúdo com maior probabilidade de ressoar com seu público.
Da mesma forma, colete o máximo de dados sobre palavras-chave em alta. Isso ajudará você a encontrar tópicos relevantes e tendências ao criar uma estratégia de palavras-chave baseada em dados.
Ferramentas como KWFinder e Keyword tool.io mostram os tópicos de tendência para uma palavra-chave específica, as palavras-chave de cauda longa resultantes e informações sobre o desempenho do conteúdo.
5. Análise da concorrência
Navegue pelos sites e perfis de mídia social de seus concorrentes para descobrir como é a estratégia de conteúdo deles. No entanto, evite copiar seus concorrentes. Ninguém quer um processo para lidar ou ser rotulado de imitador. Muitas marcas de entretenimento seguiram esse caminho e aprenderam da maneira mais difícil.
6. Acerte os canais de distribuição
O conteúdo certo vai gerar mais impacto se for entregue no momento certo e na plataforma certa. Use os dados sobre quando, onde e quanto tempo seu público permanece online.
Confira quando seu público do Facebook está mais engajado versus quando seu público do Twitter está mais ativo. Lembre-se também das diferentes faixas etárias. Pela minha experiência com diferentes marcas, pessoas com menos de 25 anos são mais ativas no final da noite e no início da manhã, enquanto os maiores de 25 anos são ativos desde o início da manhã até o final da tarde. Pode ter algo a ver com padrões de estilo de vida, mas você é o juiz.
Experimente este guia da Socialbaker sobre os melhores horários para postar nas redes sociais. No entanto, se você não tiver nenhum dado histórico, terá que tentar enviar o conteúdo em horários diferentes, em vez de usar benchmarks do setor.
7. Monitore o desempenho do conteúdo
Você precisará medir o desempenho do seu conteúdo regularmente para garantir que sua estratégia esteja funcionando de maneira eficaz.
- Comportamento do usuário
- Tempo gasto
- taxa de rejeição
- Visitas novas x repetidas
- páginas de saída
- Sessões
- Engajamento (quantos compartilhamentos, curtidas, menções sociais seu conteúdo está recebendo)
Não consigo pensar em nenhum negócio agora que não esteja interessado em economizar dinheiro, tempo e eficiência. Uma estratégia de marketing de conteúdo baseada em dados definitivamente ajudará.
Fonte: https://www.organicadigital.com/blog/afinal-como-funciona-o-marketing-digital/